Goverdo do Estado do Piauí

Goverdo do Estado do Piauí
Governo do Estado do Piauí

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Detento morre após ser agredido por mais de 15 presos em presídio do Piauí

Um detento da Penitenciária Major César, localizada no Km 26 da BR-343, na cidade de Altos, morreu nesta quinta-feira (28) após sofrer agressões dentro do presídio. Edson Pereira da Silva Junior chegou a ser socorrido e encaminhado para o Hospital de Urgência de Teresina, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu. De acordo com o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), as agressões aconteceram na tarde de quarta-feira (27) quando mais de 15 presos agrediram a vítima e outro detento usando barras de ferro.
Segundo Wellington Rodrigues, vice-presidente do Sinpoljuspi, outro preso também foi agredido durante o tumulto. “A situação só foi contornada quando a guarda militar e alguns agentes interviram, mas poderia ter acontecido uma tragédia maior, já que os presos estão insatisfeitos com a situação do presídio”, disse.
Ainda de acordo com o sindicalista, a vítima havia chegado ao presídio há 10 dias e já cumpria pena em regime semiaberto. Para ele, desentendimento que sempre ocorre dentro da penitenciária pode ter sido o motivo da confusão que resultou nas agressões.
O Sindicato dos Agentes Penitenciários voltou a criticar o sistema carcerário do Piauí e lamentou o fato ocorrido na Major César. “Enquanto não houver uma política eficaz essas situações irão se repetir. O final do ano está chegando e a tendência é que a situação se agrave porque os presos estão ansiosos e insatisfeitos com as medidas que estão sendo anunciadas pelo governo”, disse.
A Sejus informou através de nota que os autores do crime na Major César já foram identificados e estão sendo realizadas todas as providências cabíveis.
Em maio deste ano duas rebeliões foram registradas em menos de 24h na Penitenciária Major César. De acordo com o Sinpoljuspi, apenas seis agentes fazem a segurança no presídio quando deveriam ter pelo menos 30 homens trabalhando.



Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário