NORDVIA

NORDVIA

PATRÍCIO MOVEIS

PATRÍCIO MOVEIS

terça-feira, 23 de junho de 2026

V Copa AMVI entra na fase decisiva e define confrontos das quartas de final

A emoção do futebol amador regional entra em uma nova fase. Após seis rodadas marcadas por equilíbrio, rivalidade e arquibancadas lotadas, a V Copa AMVI de Futebol Amador definiu os confrontos das quartas de final e segue movimentando os municípios do Vale do Itaim.

A competição, organizada pela Associação dos Municípios do Vale do Itaim (AMVI), consolidou mais uma vez sua importância no calendário esportivo do Piauí, reunindo seleções municipais, incentivando atletas locais e fortalecendo a integração entre as cidades participantes.

Com o encerramento da fase classificatória, oito equipes garantiram vaga no mata-mata: Acauã, Betânia do Piauí, Paulistana, Jacobina, Simões, Caldeirão Grande, Caridade e Padre Marcos.

Agora, os confrontos eliminatórios prometem elevar ainda mais o clima de decisão dentro e fora dos gramados. Os jogos de ida das quartas de final acontecem nos dias 27 e 28 de junho.

A abertura da nova fase será no sábado (27), às 17h, com o duelo entre Betânia do Piauí e Acauã, em Jacobina do Piauí. No mesmo horário, Caldeirão Grande recebe a seleção de Simões em mais um confronto bastante aguardado pelos torcedores.

No domingo (28), a rodada continua com Jacobina enfrentando Paulistana, às 16h30, diante de sua torcida. Fechando os jogos de ida, Caridade recebe Padre Marcos, às 16h, em partida que promete grande presença de público.

Os jogos decisivos da volta já têm datas definidas. No sábado, 4 de julho, Paulistana encara Jacobina, enquanto Padre Marcos recebe Caridade. Já no domingo (5), Acauã joga em casa contra Betânia do Piauí e Simões enfrenta Caldeirão Grande, definindo os semifinalistas da competição.

A grande final da V Copa AMVI está prevista para acontecer no dia 25 de julho, na cidade de Belém do Piauí, escolhida como sede da decisão pelos prefeitos da região.

O presidente da AMVI e prefeito de Marcolândia, Corinto Matos, destacou o impacto positivo da competição para os municípios participantes.

Segundo ele, a Copa AMVI já se tornou referência no futebol amador piauiense, fortalecendo o esporte, incentivando novos talentos e promovendo desenvolvimento econômico nas cidades-sede.

O coordenador da competição, Eduardo Abrão, também ressaltou a mobilização dos municípios e o envolvimento da população durante toda a fase de grupos.

Além do aspecto esportivo, a competição tem impulsionado setores como comércio, alimentação, hospedagem e transporte, especialmente nos dias de jogos, contribuindo diretamente para a economia local.

Integrando a Supercopa APPM de Futebol Amador 2026, a V Copa AMVI conta com apoio do Governo do Estado do Piauí, da Federação de Futebol do Piauí (FFP) e da Associação Piauiense de Municípios (APPM).

A edição deste ano distribuirá R$ 80 mil em premiações, contemplando campeão, vice-campeão e destaques individuais do torneio, reafirmando o compromisso da organização com a valorização do futebol amador regional.

Com os confrontos definidos e a expectativa em alta, os torcedores agora se preparam para mais uma sequência de grandes jogos na reta decisiva da competição.








Marcolândia fortalece Assistência Social com participação em Encontro Estadual da Proteção Social Especial

Com o apoio da gestão municipal do prefeito Dr. Corinto Matos, o município de Marcolândia marcou presença no Encontro Estadual da Proteção Social Especial do Piauí, realizado nos dias 22 e 23 de junho, em Teresina. Representando a Secretaria Municipal de Assistência Social, participaram do evento a coordenadora da Assistência Social, Valéria Castro, e a assistente social do CREAS, Esthefany Oliveira.

O encontro, promovido pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Família e Combate à Fome (SASC), reuniu técnicos, coordenadores e gestores municipais dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) de diversas cidades piauienses. O objetivo foi fortalecer a gestão e a execução dos serviços de Média e Alta Complexidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), por meio da qualificação técnica das equipes.

Durante a programação, foram debatidos temas essenciais para o fortalecimento da Proteção Social Especial, entre eles a articulação com o Sistema de Garantia de Direitos, o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), o Serviço de Abordagem Social, as ações de erradicação do trabalho infantil e os serviços de acolhimento institucional e em família acolhedora.

Além das palestras e oficinas técnicas, o evento também proporcionou a troca de experiências entre os municípios, promovendo o compartilhamento de práticas exitosas e estratégias voltadas à melhoria do atendimento às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social.

A coordenadora da Assistência Social de Marcolândia, Valéria Castro, ressaltou a relevância da participação da equipe no encontro estadual.

“Momentos como este são fundamentais para o aprimoramento do nosso trabalho. Tivemos a oportunidade de trocar experiências com profissionais de diversos municípios, atualizar conhecimentos e fortalecer estratégias que contribuem para um atendimento cada vez mais humanizado e eficiente às famílias e indivíduos acompanhados pela rede de assistência social de Marcolândia”, destacou.

Para a gestão municipal, investir na capacitação contínua dos profissionais da Assistência Social representa um compromisso com a qualidade dos serviços ofertados à população. A iniciativa reforça o empenho da administração do prefeito Dr. Corinto Matos em fortalecer as políticas públicas de proteção social e garantir um atendimento mais acolhedor, eficiente e alinhado às diretrizes do SUAS.

A participação da equipe de Marcolândia no Encontro Estadual da Proteção Social Especial reafirma o compromisso do município com a valorização dos profissionais da área e com o fortalecimento da rede socioassistencial, promovendo ações cada vez mais humanizadas e voltadas ao cuidado das pessoas que mais necessitam.






segunda-feira, 22 de junho de 2026

São João Bom de Verdade encerra com recorde de público em Araripina ao som de Henrique e Juliano, Grelo, Patrik Costa e Moleca 100 Vergonha

O último sábado, 20 de junho, entrou para a história de Araripina com o encerramento do São João Bom de Verdade 2026. O evento, realizado no tradicional Parque 3 Vaqueiros, reuniu uma multidão recorde e consolidou mais uma vez a festa como uma das maiores celebrações juninas do sertão pernambucano.

A noite de encerramento foi marcada por grandes shows de Henrique e Juliano, Grelo, Patrik Costa e Moleca 100 Vergonha, levando milhares de pessoas ao parque em uma verdadeira celebração de música, cultura e tradição nordestina.

Durante o evento, o prefeito Evilásio Mateus agradeceu ao público presente e destacou a importância da participação popular para o sucesso da festa.


“A grande estrela do São João Bom de Verdade é o povo. É a presença de cada família, de cada visitante e de cada araripinense que faz essa festa crescer a cada ano”, destacou o gestor municipal.

Em seu pronunciamento, Evilásio Mateus também revelou que, já a partir desta segunda-feira, dia 22, a equipe da gestão municipal iniciará os preparativos para o São João 2027, reforçando o compromisso de manter o evento em constante crescimento.

O São João Bom de Verdade 2026 contou com uma megaestrutura preparada para receber o público com conforto e segurança. A organização disponibilizou área de acessibilidade, reforço na segurança, estrutura de atendimento e amplo espaço para circulação dos visitantes.

Além do sucesso cultural, a festa também teve forte impacto econômico no município. O evento movimentou diversos setores, especialmente o comércio, a rede hoteleira, bares, restaurantes e vendedores ambulantes, gerando renda e oportunidades para centenas de famílias durante o período junino.

Com recorde de público, grandes atrações e organização elogiada pela população, o São João Bom de Verdade encerra mais uma edição deixando sua marca na história de Araripina e fortalecendo ainda mais a tradição junina da cidade.