Os recursos do empréstimo foram aplicados na construção e recuperação de 2.249 quilômetros de estradas em todo o Estado. Pelos dados do Governo do PT, de 2003 até 2009, o Governo do Piauí construiu 2.011 quilômetros de estradas. Com o dinheiro do empréstimo, o total de estradas asfaltadas passou a mais de 4.596 quilômetros, incluindo 336 quilômetros executados pela Secretaria Estadual de Transportes (Setrans) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit).
O problema é que as rodovias estaduais foram feitas com TSS (Tratamento Superficial Simples), um asfalto de baixa qualidade que não suporta o tráfego. Resultado: em menos de quatro anos, as estradas estão totalmente esburacadas e estão sendo refeitas pelo governo Wilson Martins (PSB), que determinou a utilização de asfalto em TSD (Tratamento Superficial Duplo), que tem melhor qualidade e dá mais durabilidade. Dentre as estradas esburacadas que foi refeita duas vezes, está a PI-366, que liga Lagoa Alegre a José de Freitas (a 53 quilômetros ao norte de Teresina). O trecho, de 15 quilômetros, teve que ser refeito depois que uma enxurrada levou parte da estrada.
Depois de feito o pontilhão, a estrada foi cortada em outro ponto. E agora, está quase intrafegável, assim como a PI-365, de União a Lagoa Alegre. A PI-224, que liga Elesbão Veloso a Francinópolis, Varzea Grande e a Tanque do Piauí, em direção a Oeiras, também está esburacada e terá que ser refeita. Da BR-316 até Santa Cruz dos Milagres, passando pelos municípios de São Félix e São Miguel da Baixa Grande, na PI-225, o asfalto utilizado asfalto foi de péssima qualidade e o DER-PI teve que refazer tudo.
O trecho de Esperantina a Joaquim Pires também foi refeito pelo atual governo, depois de três anos da obra realizada pelo governo petista. O Governo do Estado se endividou para contrair empréstimos no sentido de recuperar a malha viária e interligar todos os municípios por asfalto, mas os órgãos de controle como o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado, atestaram que o asfalto utilizado nas obras era de péssima qualidade e sem durabilidade.
Senador e ex-governador Wellington Dias (PT)
Diário do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário