O tipo de ação que mais aparece são os recursos contra expedição de diploma - são 39 delas em tramitação no TRE, algumas remanescentes ainda das eleições de 2008, das quais 27 contra prefeitos. Os crimes mais recorrentes neste tipo de ação são captação ilícita de sufrágio e o abuso de poder econômico e político. Rejeição de contas públicas também aparece como crimes eleitorais cometidos pelos gestores. O prefeito de Itaueira, Quirino de Alencar Avelino (DEM), por exemplo, aparece como réu em dois destes processos - em ambos, a acusação é a mesma, porém, movidos por proponentes diferentes.
Outros crimes que aparecem com menos frequência, mas que constam nos resumos dos processos são os crimes de rejeição de contas públicas, improbidade administrativa, corrupção ou fraude, e improbidade administrativa. Alguns dos réus são os prefeitos dos municípios de Guadalupe, Santa Cruz do Piauí, Barra D'Alcântara, Miguel Alves e Regeneração. As Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) também reúnem um grande número de prefeitos.
Os prefeitos dos municípios de Curimatá, Amarante, Ipiranga do Piauí, Miguel Alves, Nazária, São Gonçalo do Gurguéia, Barreiras do Piauí, Curralinhos e São João do Piauí são os réus citados nessas ações. Em todas elas, aparecem como suspeitos de terem realizados crimes eleitorais como conduta vedada a agente público, captação ilícita de sufrágio, prática de corrupção, abuso de poder político ou econômico. O prefeito de Nazária, Ubaldo Nogueira (PTB), aparece como réu em dois processos de AIJE, acusado de abuso de poder político e econômico e captação ilícita de sufrágio.
Diário do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário