Goverdo do Estado do Piauí

terça-feira, 30 de maio de 2023

SIMÕES-PI | ESCOLA ESTADUAL RAUL SÉRGIO REALIZA CULMINÂNCIA DO PROJETO “EMBARQUE NA LITERATURA LOCAL”


Na tarde do dia 29/05, foi realizada a culminância do projeto EMBARQUE NA LITERATURA LOCAL com os professores Vanuty Carvalho, Aline Sousa em conjunto com a turma, do 1º ano A da escola estadual Raul Sérgio.
Durante algum tempo foram lidos, estudados, apreciados as obras de 04 grandes nomes da nossa literatura local.
Também foram feitas homenagens a outros escritores, como: Avelar Dantas, autor de FRAGMENTOS HISTÓRICOS DE SIMÕES-PI, Maria José Lopes (Mazé) escritoras de MULHERES DO ARARIPE e Flavio José Pereira da Silva (Flavio de Ostanila) que escreveu VINTE E UMA HISTÓRIAS DE HUMOR e entre outros.
A primeira apresentação foi das alunas Maria Clara e Vitória Maria, apresentando uma paródia sobre o projeto.
Em seguida, os alunos Juscelino e Ryan apresentaram uma entrevista realizada com nossos autores, para que público possa conhecer um pouco mais da história de cada um.
Em seguida, Edivan e Padro Henrique, fizeram uma apresentaram de caixas misteriosas, cheia de segredos, sobre a obra: A PEGUENA MARIA - um milagre diário, escrita pela autora Sandy Nonato.
A autora Aparecida Reis, em seu livro, NINGUEM TEM O DIREITO DE DESISTIR, nos proporciona muitas reflexões de como é importante questões como: Fé, empatia, esperança, respeito, humanidade, amor, entre tantas outras coisas. Onde os alunos Eliete, Kaila e José aparecido, trouxeram algumas reflexões da obra.
O poeta contemporâneo Aureliano Gomes, nos brinda com muitas reflexões, através de vários poemas escritos, como: Ânsia, A vida, Porto Seguro, À noite, entre outros. Onde, as alunas: Ana Priscila, Ingrid, Isamara e Maria Luísa apresentaram o poema: "Saber Viver".
Os Livros sempre nos trazem diferentes estilos de gêneros, suspense, comédia, MAGNÓLIA possui uma forte história fictícia com verossimilhança que mantém os leitores envolvidos do início ao fim, com a narrativa da destemida personagem Magnólia, um relato que nos comove e nos faz pensar sobre nossa vida atualmente. Diz Natanael Macedo autor da obra.
Os alunos: André, Ana Vitória, Bruna, Cleisson, Evandro, Gardenia, Gilmar, Geoclecia, Rafaela, Ryan, Vitória Araujo, Tailandia e Wesley fizeram uma dramatização da cena do capítulo 2 do livro MAGNÓLIA.
Ao final foram entregues lembranças para os autores: Sandy Nonato, Aparecida Reis, Aureliano Gomes e Natanael Macedo.


Fonte: Simões Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário