“Instruímos nossos negociadores a dar continuidade às negociações para aquisição pelo Brasil de unidades do sistema russo de defesa antiaérea. Isso porque buscamos com a Rússia uma relação de longo prazo”, disse Dilma.
Acordos
Além disso, também foram fechados acordos para cooperação na exploração e produção de hidrocarbonetos e a cooperação na produção de vacinas. Também foi fechado um protocolo de intenções no estudo de monetização do gás de Solimões.
Economia e Brics
Na reunião, Dilma convidou os russos a investirem em infraestrutura no Brasil. “Transmiti ao presidente Putin as inúmeras oportunidades que se abrem em energia infraestrutura, áreas nas quais as empresas russas poderão aumentar sua presença, especialmente em concessões de petróleo, portos e ferrovias”, disse.
A presidente também ressaltou que os dois países devem cooperar em cúpulas internacionais e na criação do banco do Brics. “Reiteramos ser essencial a atuação coordenadas de nossos países na agenda do G20 (...) em todas as instituições internacionais, em especial nas econômicas, única maneira de tornar por FMI um integralismo multilateral e democrático”, disse.
Copa e Olimpíadas
Após a reunião, Dilma e Putin manifestaram a intenção de cooperar na realização de grandes eventos. A Rússia receberá, em 2018, a Copa do Mundo, enquanto o Rio de Janeiro sediará os Jogos Olímpicos de 2016.
"O Brasil vai ser centro dos Jogos Olímpicos. Nós realizamos Jogos Olímpicos de Inverno (de Sochi) e vamos trocar experiências sobre a matéria", disse Putin.
FONTE:
Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário