Goverdo do Estado do Piauí

Goverdo do Estado do Piauí
Governo do Estado do Piauí

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Robert Rios faz desabafo e critica alta rotatividade de presos no Piauí

O secretário de Segurança, Robert Rios, fez um desabafo hoje (17) sobre o número de prisões e solturas ocorridas este ano no Estado. Segundo o gestor, foram mais de 2 mil presos somente no primeiro semestre. "É motel de alta rotatividade", declarou.
O desabafo ocorreu durante um debate sobre a morte de um assaltante, atropelado por uma professora. Ela teria sido abordada pelo assaltante na saída de um salão de beleza na zona leste de Teresina, na manhã de ontem (16), e perseguiu o acusado por cerca de 7Km. A perseguição acabou com o atropelamento e morte do acusado.
Durante o debate, o sociólogo Benedito Carlos imputou à secretaria de Segurança a responsabilidade pela insegurança que aumenta na capital. 
Robert, por telefone, responsabilizou a falta de estrutura familiar pela entrada dos jovens no mundo do crime cada vez mais cedo. "Infelizmente, a Segurança Pública não atua sobre as causa da violência mas sim sobre os efeitos. Como você explica que uma criança de 9 anos de idade está em cima de uma moto roubada, com um 38 na cintura, praticando assalto? Eu lembro que quando tinha 10 anos de idade, para atravessar a rua, tinha um adulto pegando na minha mão. O que falhou foi a família", ressaltou o secretário.

Ainda de acordo com o gestor, o trabalho da polícia tem sido efetivo no combate a ação de criminosos e que não tem responsabilidade sobre as solturas dos presos. "No primeiro semestre 2 mil bandidos foram presos em Teresina. Não tem 2 mil bandidos em Teresina. É que prendemos várias vezes os mesmos bandidos. Prendemos o assassino do mototaxista e ele tinha cinco processos. Vir para o Piauí é motel de alta rotatividade, que o preso depois de poucas horas está solto", disse.
Robert defendeu também que sejam colocadas em prática políticas públicas na área de educação, deixando as crianças por mais tempo na escola, políticas públicas de geração de emprego e renda para que as famílias tenham condições dignas de vida.

Leilane Nunes
leilanenunes@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário