Goverdo do Estado do Piauí

Goverdo do Estado do Piauí
Governo do Estado do Piauí

sexta-feira, 12 de julho de 2013

75 mil famílias de produtores rurais receberão qualificação em 89 cidades do Piauí

O Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo do Piauí (Setre), irá proporcionar qualificação social e profissional a aproximadamente 75 mil famílias de produtores rurais com o projeto Mais Viver Semiárido. A iniciativa visa contribuir para a redução da pobreza e entre a população rural piauiense, no período de 2013 a 2020. 
 
O projeto faz parte do programa estadual de combate à pobreza através da inclusão produtiva, conta com R$ 40 milhões oriundos de financiamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA – ligado à Organização das Nações Unidas), e Tesouro Estadual, recursos que serão investidos em ações de apoio às atividades produtivas, à qualificação profissional, assistência técnica,  educação contextualizada para a Convivência com o Semiárido e fortalecimento organizacional.
 
Na manhã desta quinta-feira (11), o governador Wilson Martins recebeu, no Palácio de Karnak, a  equipe técnica do FIDA para uma reunião de trabalho que teve como objetivo, estudar a operacionalização do Projeto Mais Viver Semiárido, na qual a secretária do Trabalho, Larissa Maia, juntamente com a diretora de Empreendedorismo, Layane Tátila, estiveram participando.
 
"A nossa expectativa em relação a esse projeto é muito positiva. Devemos iniciar as oficinas de trabalho junto às associações de produtores rurais e aos municípios em, no máximo, 15 dias, com treinamento, capacitações voltadas para o desenvolvimento sustentável no Semiárido piauiense, beneficiando mais de 75 mil famílias", declarou o governador Wilson Martins.
 
As ações a serem executadas, através do Mais Viver Semiárido, convergem com as diretrizes do Mais Viver e do Brasil Sem Miséria, programas estadual e federal de erradicação da pobreza. No projeto, que irá beneficiar 89 municípios do Estado, serão implantadas ações de educação baseadas na realidade do campo, extensão rural e geração de emprego e renda, sendo a última, competida a Setre.
 
De acordo com Larissa Maia, as iniciativas da Setre serão voltadas ao empreendedorismo juvenil rural. “A ideia é que primeiramente consigamos fazer um mapeamento dos municípios envolvidos, passando então a ofertar qualificação inicial com o intuito de fomentar a cultura  do empreendedorismo, cooperativismo e associativismo. A finalidade é possibilitar a permanência das famílias na região do Semiárido, através do empreendedorismo e da geração de renda a partir das próprias potencialidades da região”, explica.
 
Uma nova reunião será feita no auditório da Secretaria do Planejamento (Seplan), com os representantes do FIDA, Comitê Gestor do Mais Viver Semiárido e todas as secretarias, com a finalidade de acertar os passos da participação de cada envolvido no projeto.
 
 
CCom

Nenhum comentário:

Postar um comentário