Goverdo do Estado do Piauí

Goverdo do Estado do Piauí
Governo do Estado do Piauí

terça-feira, 29 de julho de 2014

Senadores piauienses estão entre os mais influentes do país

Senadores piauienses estão entre os mais influentes do paísO Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) do Congresso Nacional divulgou a lista dos deputados federais e senadores que possuem maior poder de influência no país. Desses, dois senadores são representantes do Piauí: o senador Ciro Nogueira (PP) e o senador Wellington Dias (PT).
O parlamentar progressista é apontado como sendo um bom articulador dentro do Congresso. O Diap considera articulador o parlamentar “com excelente trânsito nas diversas correntes políticas, cuja facilidade de interpretar o pensamento da maioria os credencia a ordenar e criar as condições para o consenso. Muitos deles exercem um poder invisível entre seus colegas de bancada, sem aparecer na imprensa ou nos debates de plenários e comissões”. Já o senador Wellington Dias (PT) é citado na pesquisa pela capacidade de formulação de propostas.
De acordo com o Diap, os chamados ‘cabeças’ são aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais por se destacarem no exercício de habilidades como a condução de debates, negociações, votações, articulações e formulações. O órgão também qualifica os cabeças como sendo os parlamentares com maior senso de oportunidade, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá- las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão.
Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso, 63 são deputados e 37 são senadores. Ainda de acordo com a pesquisa, os partidos da base de sustentação do Governo (PT, PMDB, PCdoB, PDT, PR, PSB, PP, PSD e PROS) reúnem 69% dos mais influentes do Congresso. Destes, o PT lidera com 27 nomes, seguido do PMDB, com 15. Em seguida vem o PCdoB, com seis, o PDT e o PR, com cinco cada, o PSB e o PP, com quatro cada, o PSD com dois, e o PROS com um parlamentar.

Fonte: portal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário