No dia 01/03/2023, o prefeito municipal de Simões-PI, José Wilson de Carvalho ( Zé Wlisses), juntamente com a equipe técnica de engenharia, estiveram presentes no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), para verificação do projeto de reforma e ampliação do mesmo, contribuindo para uma melhor qualidade nos serviços ofertados por esta instituição, a toda população do município.
No momento da visita técnica, se fizeram presentes o gestor do Programa Bolsa Família: Leomar Carvalho e a Supervisora do Programa Criança: Kátia Martins.
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), é a unidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) responsável por oferecer serviços, programas e benefícios voltados a prevenir situações de risco e a fortalecer os vínculos familiares e comunitários.
É um equipamento público e um espaço de conveniência que tem como objetivo desenvolver as potencialidades, o protagonismo e a autonomia dos indivíduos.
Constituindo-se como uma referência para a comunidade, um espaço de convivência e a porta de entrada para os serviços da Assistência Social no SUAS, o objetivo principal do CRAS é desenvolver as potencialidades, o protagonismo e a autonomia dos indivíduos.
A palavra-chave que define o centro de referência é a prevenção, pois é nesse equipamento a população que se encontra em situação de risco e vulnerabilidade, mas ainda com vínculos familiares preservados, é atendida.
Os serviços ofertados no CRAS são divididos da seguinte forma:
-Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF);
-Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos (SCFV);
-Serviço de proteção social básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosos;
-Cadastro Único;
-Programa Criança Feliz.
Importante destacar que hoje o município de Simões, através do Cras, possui 3.984 famílias com cadastro único (dados de janeiro/2023), englobando beneficiárias e não beneficiárias.
Mais de 2 mil famílias são beneficiadas atualmente pelo Bolsa Família, como também por outros programas, como Tarifa Social de Energia Elétrica e Pró-Social da SASC-PI.
Fonte: Simões Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário