Goverdo do Estado do Piauí

quarta-feira, 29 de março de 2023

Prefeitura Municipal de Simões, através da Secretaria Municipal de Saúde realiza Plenária Municipal de Saúde.

Na manhã desta quarta-feira, 29, a Prefeitura Municipal de Simões, através do Conselho Municipal, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde que tem como Secretária a Srª Isamária Dantas, realizou a Conferência Municipal da Saúde, abordando o tema “Garantir diretos e defender o SUS, a vida e a democracia” com o palestrante Kainã Mendes. Estiveram presentes o Prefeito José Wilson de Carvalho (Zé Wlisses), a Secretária Municipal de Saúde, Isamária Dantas, usuários do SUS, servidores, prestadores de serviço e representantes do Conselho de Saúde.

A plenária municipal que foi realizada no Auditório Eridalva Arcanja de Carvalho na escola CEM teve como eixos temáticos:

O Brasil que temos. O Brasil que queremos;

O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas;

Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia;

Amanhã vai ser outro dia para todos, todas e todes.

O prefeito Zé Wlisses saudou a todos os presentes e falou da importância da plenária e das dificuldades enfrentadas pela saúde do município.

“Sabemos que o SUS é um serviço de saúde que atende não só Simões, mas atende o Brasil todo, sabemos das dificuldades não só do nosso município, mas de todo o Brasil. Esperamos que esse tema “Amanhã vai ser outro dia” que realmente o governo federal possa estar vendo e dando assistência as pessoas mais necessitadas. Nossa cidade, assim como em outras acontecem dificuldades, mas temos procurado agir, temos procurado respeitar a todos e procurado fazer o melhor para a nossa população. Esperamos que o nosso governo do estado, Rafael Fonteles, que assumiu recentemente, estar tomando as devidas providências para que seja melhorado o Hospital Regional de Picos” disse o prefeito Zé Wlisses.

A 1ª Dama e Secretária Municipal de Saúde, Isamária Dantas, que também esteve presente falou da importância e do objetivo da plenária.

“Hoje, nós estamos aqui realizando a plenária da saúde com objetivo de discutir a saúde do nosso município e levar propostas para a conferência nacional. Aqui estamos diagnosticando a rede de saúde para traçar suas diretrizes. A plenária é uma grande discussão unindo os usuários da rede, os profissionais de saúde e a gestão. Desta discussão saem propostas para que possamos, todos juntos, aprimorar o setor e construir a melhor saúde desse município. A plenária é um fórum muito importante para definição das metas e melhorias na rede básica de saúde. Além disso, é uma medida para garantir acesso a todos que necessitam dos serviços” destacou a Secretária Municipal de Saúde, Isamária Dantas.

A plenária contou ainda com acolhida com a psicóloga Gilka Mary, que falou sobre memória afetiva.

Com base no tema da plenária, ‘Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – amanhã vai ser outro dia’, o encontro debateu os eixos temáticos estabelecidos; formulou propostas, no âmbito do município, para o plano de ação visando à incorporação do conceito do direito à Saúde no debate público; além da eleger os delegados Socorro Carvalho, Hugo Junior, Gracinha e Francisco Filho, que irão representar o município de Simões na plenária estadual.


Fonte e Fotos: Blog Chagas Fotografias

Nenhum comentário:

Postar um comentário