Goverdo do Estado do Piauí

sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Prefeitura de Caldeirão Grande do Piauí através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Saúde e Educação realizam encerramento da IX Semana do Bebê no município.

Na manhã dessa sexta-feira, 02/12, a Prefeitura Municipal de Caldeirão Grande do Piauí, na gestão do Prefeito Filipe Gonçalves, através das Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, realizaram a Solenidade de Encerramento da 9ª Semana do Bebê “O olhar Caldeirão Grandense voltado a PRIMEIRA INFÂNCIA”.

O evento aconteceu às 09h no Auditório Maria Santa de Alencar e contou com a presença da articuladora do Selo UNICEF e assistente social- Maísa Alencar, Secretária Municipal de Educação- Damiana Irene, Secretário Municipal de Saúde- Marcos Alencar, técnicos das áreas de Saúde, Assistência Social e representantes da sociedade civil. 

Foi um momento de reafirmação do compromisso da gestão municipal e todos os setores com as políticas públicas voltadas para a primeira infância. Na ocasião, o Secretário Municipal de Saúde, Marcos Alencar, realizou a entrega da chave de bebê prefeito do município para o bebê que nasceu no dia de ontem. O bebê prefeito, Bárbara Morais, é filha do casal Sayara Morais e Francisco Neto.

Ainda na ocasião, todas as crianças que completam 1 ano no ano de 2022 foram convidadas para ser cantado os parabéns e receberem lembrancinhas.

A Semana do Bebê é uma ação estratégica de participação social do Selo UNICEF e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até seis anos, prioridade na agenda dos municípios brasileiros. É também uma das ações do Plano Municipal pela Primeira Infância de Caldeirão Grande e instituída por lei municipal.

O prefeito Filipe Gonçalves que não pôde se fazer presente, em entrevista, falou da importância da semana do bebê. “Esse momento especial que estamos vivenciando é de reafirmação da gestão municipal e todos os setores de trabalhar em prol do desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a primeira infância. As crianças são o futuro da nação e nosso dever é proporcionar a elas condições para que tenham um pleno desenvolvimento”, pontuou.

A articuladora do Selo Unicef e assistente social, Maísa Alencar, destacou que “a Semana do Bebê é uma das principais estratégias da UNICEF para assegurar a atenção adequada às crianças de até 6 anos de idade e tem como objetivo resguardar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento das crianças nos seus primeiros anos de vida. Nesse sentido, a união da família, da sociedade e do poder público são fundamentais para que consigamos garantir os direitos das nossas crianças”, frisou.

A articuladora do Selo UNICEF, Maísa, ressaltou ainda a relevância das diversas ações realizadas ao longo da semana, cujo foco foram os cuidados na primeira infância. “A sensação hoje é de missão cumprida, conseguimos atender e levar orientações através de diversas ações e atividades voltadas a primeira infância que foram realizadas durante a semana no município, como: todas de conversas, palestras, oficinas com temas voltados a primeira infância como, por exemplo, autismo, aleitamento materno, cuidados com a dentição, alimentação saudável e cuidado com recém-nascido, competências familiares e efeitos psicológicos das punições tradicionais”, ressaltou.

Já o Secretário Municipal de Saúde, Marcos Alencar, destacou que “as ações desenvolvidas cooperam para a melhoria da educação, saúde, convívio familiar e segurança das crianças. Esse trabalho promovido de forma integrada é essencial para o êxito dessas ações”, argumentou.


Fonte e Fotos: Blog Chagas Fotografias

Nenhum comentário:

Postar um comentário