Goverdo do Estado do Piauí

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

PICOS | Começa o julgamento dos réus acusados de assassinar vereador Titico Barbosa; Veja fotos!

Chegada dos réus ao FórumNa manhã desta quinta-feira, 12, por volta das 10h40min, teve inicio o julgamento dos réus, Josimar Holanda Nunes, o “Mazinho” e José Gonçalves Nunes, o “Zé Neto”, acusados de assassinar o vereador Titico Barbosa, 41 anos, morto a tiros e facadas no dia 14 de outubro de 2012, no Povoado Angical dos Domingos. O julgamento acontece neste momento no Fórum de Picos, onde 14 pessoas serão ouvidas, dentre elas 10 testemunhas arroladas pela acusação e defesa, os réus e as vitimas – Vanessa Pio e Francisco e Francisco das Chagas Pio que foram lesionadas no dia do crime.
IMG_1858
O julgamento é presidido pela juíza da 5ª Vara Criminal, Nilcimar Araújo, e a expectativa é que o  mesmo se estenda durante todo o dia. A juíza Nilcimar Araújo realizou o sorteio dos sete jurados para o Tribunal do Júri que irão julgar os acusados, antes do início da sessão judicial.
IMG_1870
Os acusados, Mazinho e Zé Neto chegaram ao Fórum  de Picos por volta das 8hoo sob forte escolta policial, e recebidos com forte aplauso pelos seus familiares presentes. Nas primeiras horas da manhã já era grande a movimentação de pessoas pelas dependências do Fórum.
Chegada dos réus ao Fórum – Foto: Paula Monize
O assistente de acusação, Herval Ribeiro, diz acreditar na condenação dos acusados, pois as provas são irrefutáveis. “Todas as testemunhas arroladas pela acusação, são testemunhas que viram quando o Mazinho (armado) juntamente com o seu pai Zé Neto assassinaram com 15 lesões a vítima” afirma Herval Ribeiro.
Tese contestada pela acusação
IMG_1842Herval Ribeiro ainda contesta a tese apresentada pela defesa, onde Mazinho teria assassinado o vereador Titico Barbosa em legítima defesa. Segundo ele, pelo próprio senso comum esta assertiva não tem validade, pois Mazinho saiu do bar, se deslocou até sua residência onde se armou “algo já pensado”, acrescenta o assistente de acusação.
“Outro ponto que questionamos é quando o acusado Zé Neto chega a dizer que não possuía nenhuma arma, faca, quando mais de 10 testemunhas já deram seu depoimento que não viram somente ele armado de faca, de espingarda, e mais o primeiro tiro dado contra o vereador Titico Barbosa foi do acusado Zé Neto”, explica Herval Ribeiro.
Defesa
O assistente de defesa, Nazareno Thé, ressalta que a sua expectativa é que a Justiça seja feita, e que os membros do júri popular não se sintam pressionados.  “Esperamos que haja a distribuição de justiça, que todas as pessoas estejam prontas para quando integrarem o tribunal popular do júri, elas possam ter consciência de que etá sendo julgado dois cidadão de Picos por uma imputação gravíssima que o estado faz  a ele, mas que esses dois cidadão também tem direito a ter um julgamento justo”, disse Nazareno Thé.
IMG_1853
Relembre o caso
O vereador Francisco de Assis Pio da Silva, mais conhecido como Titico Barbosa, 41 anos de idade, foi assassinado na noite do dia 14 de outubro de 2012, por volta das 18h30, com disparos de arma de fogo e a facadas. Ele estava em um  bar no povoado Angical dos Domingos, distante cerca de 20 quilômetros da sede do município.
O crime teria sido motivado por uma discussão iniciada entre parentes do vereador e um dos acusados, cuja discussão terminou, provocando uma briga entre o primo do vereador Titico, Pedro Feitosa Pio (assessor de Titico) e o acusado identificado  por Mazinho que também estava no bar. Após o desentendimento entre Pedro e Mazinho, o acusado se retirou do local e minutos depois retornou em companhia do pai, Zé Neto, atirando contra o vereador que tentou correr, mas acabou sendo alvejado e morto. O primo de Titico,  Francisco das Chagas Pio da Costa (Chiquinho) foi  ferido com uma facada e encaminhado ao Hospital Regional de Picos onde se submeteu a uma  cirurgia conduzida pelo  médico plantonista do HRJL . Além dele, Pedro também ficou ferido.
IMG_1859
IMG_1862
IMG_1844


Fonte: Richão Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário