Goverdo do Estado do Piauí

Goverdo do Estado do Piauí
Governo do Estado do Piauí

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Juiz e piauienses são hostilizados após decisão sobre WhatsApp

Juiz e piauienses são hostilizados após decisão sobre WhatsAppA grande maioria dos internautas ficou indignada com a decisão do juiz piauiense Luiz Moura Correia de suspender o WhatsApp em todo o Brasil, caso o aplicativo não repasse informações necessária a uma investigação da Delegacia de Proteção da Criança e do Adolescente. A notícia deu margem a uma série de comentários preconceituosos, de piadas e de memes.
Nos sites nacionais, boa parte dos internautas questionou a inteligência dos piauienses e hostilizou o juiz Moura Correia. Em um dos comentários, a pessoa disse que “já passou da hora de juntar estes estadinhos em um só”. O outro chamou o juiz de burro e sugeriu que ele “comece fechando o Piauí”.

Veja alguns comentários:


A piada mais comum dos internautas refere-se à existência de um serviço de inteligência da Secretaria de Segurança Pública. “21% dos piauienses são analfabetos e o Piauí tem núcleo de inteligência? Vai entender!”, diz um comentário. O outro diz que “o oficial de justiça subiu num jegue e está a caminho dos EUA levando a intimação”.
O processo judicial que deu origem à ordem de suspensão foi originado na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, desde 2013, e envolve conteúdo com menores de idade. A delegada Kátia Esteves solicitou do WhatsApp informações sobre compartilhamentos feitos através do aplicativo, mas a empresa teria descumprido todas as ordens judiciais.
Ontem (25), em entrevista ao PortalODIA, o juiz Luiz Moura, esclareceu que era preciso quebrar o sigilo do aplicativo para elucidar crimes que considera bárbaros. “Nós entramos em contato com o WhatsApp e eles alegam que devem cumprir a legislação americana, mas se atuam aqui, devem respeitar as decisões locais”, defendeu o juiz, que baseou sua decisão no Marco Civil da Internet.

Veja alguns memes:


O magistrado recebeu os advogados de algumas instituições, que disseram estar agilizando o cumprimento das diligências. “Se o WhatsApp fornecer as informações que precisamos, não será necessário suspender o serviço”, garantiu o juiz.
Embora a maioria dos comentários critique a decisão judicial, alguns defenderam, alegando que o WhatsApp não tem o direito de atrapalhar uma investigação policial. “Se ele (juiz) tomou essa decisão, pode ter certeza que algo de grave vem por trás”, disse um internauta.
Luiz Moura não foi localizado nesta quinta-feira para se pronunciar sobre os comentários e os memes envolvendo o seu nome.

Fonte: Portal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário