Goverdo do Estado do Piauí

segunda-feira, 17 de abril de 2023

Jogos Escolares Piauienses 2023 terá primeira edição com paralimpíada

O Governo do Estado lançou nesta segunda-feira (17) os Jogos Escolares Piauienses (JEPs) 2023, em solenidade no Palácio de Karnak. Esta é a primeira edição que contará com a paralimpíada e que tem finalidade de estimular a participação dos estudantes com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de representantes de Teresina e de todos os demais municípios do estado. Os JEPs serão realizados entre os dias 27 junho e 2 de julho, em Teresina, após as etapas municipais, regionais e nos polos do estado. A previsão é de que 5.300 estudantes de escolas públicas e privadas participem, o dobro do total e participantes do ano passado (2.079).

O governador Rafael Fonteles destacou os investimentos na área do esporte. “Nós falamos nisso na campanha: política de saúde pública e segurança pública têm que apostar no esporte. É uma maneira que investimos e, com pouco recurso, geramos um impacto enorme na sociedade”, frisou o governador.

Rafael Fonteles durante o lançamento dos Jogos Escolares Piauienses 2023 (Fotos: Régis Falcão)

O Governo está apostando muito nos Jogos Escolares, além do esporte amador, com bolsa atleta, e no esporte profissional, apoiando o futebol, masculino/feminino e também outras modalidades esportivas. “Somando todos estes investimentos mais de R$ 10 milhões”, disse o governador.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, falou sobre os investimentos da Seduc na locomoção e estadia dos estudantes do interior que irão participar dos JEPs. “Os jogos escolares piauienses são uma ação em conjunto da Secretaria de Educação, Secretaria de Esportes, e do Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid). O esporte é uma chave para que possamos gerar a cultura de paz e da não-violência nas escolas”, disse o gestor.

O investimento da Seduc nos jogos é de R$ 1,4 milhão, recurso usado no transporte, na alimentação, na premiação, no deslocamento, na hospedagem dos alunos para todas as etapas dos jogos escolares piauienses.


O evento ocorrerá em vários espaços esportivos da capital e contará com a participação de estudantes de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos. Nas paralimpíadas, poderão participar alunos na faixa etária de 11 a 17 anos das escolas públicas e particulares regulares.

A secretária de Esportes Josiene Campelo falou sobre a importância dos JEPs na integração do esporte com a educação. “Os jogos escolares vai muito além de uma competição esportiva. Dá qualidade de vida para nossas crianças e nossos jovens, como também, inclusão social e o espírito esportivo. É muito importante essa integração entre a educação e esporte. É um reflexo positivo na vida escolar desses jovens, como também na formação de cidadãos. Esse ano, ampliamos os jogos escolares”, exaltou a secretária.

Em 2022, o Piauí não participou das Paralimpíadas Escolares em nível nacional, mas em 2023 serão 32 inscritos. O secretário da Seid, Mauro Eduardo, enalteceu sobre a importância da inclusão de pessoas com deficiência nos jogos escolares e, futuramente, a representação do Piauí nas paralimpíadas escolares. “Primeiro, sabemos que o esporte é um instrumento de inclusão social e faz com que as pessoas com deficiência melhorem a sua autoestima. Estamos muito felizes com esta ação, porque nós sabemos que as pessoas com deficiência, principalmente, quando participam das paralimpíadas nacionais e internacionais, sempre trazem grandes medalhas para o país. O que buscamos é mostrar que a deficiência não é sinônimo de incapacidade, enfatizou.


Emily Vitória, estudante do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Professor Joca Vieira, em Teresina, falou sobre a importância de participar como atleta de handball. “”Em 2021, participei do meu primeiro JEP e trouxe medalha de bronze para o Piauí. Desta vez, pretendo trazer uma melhor. A minha inspiração foi quando meu professor chegou na escola Deoclécio Dantas apresentando este esporte. Nos primeiros treinos, comecei a gostar e me identifiquei bastante””, disse a atleta.

Nas etapas nacionais, os Jogos da Juventude (JUV) vão acontecer em Ribeirão Preto (SP), de 1 a 16 de setembro. Os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), acontecem em novembro, mas ainda sem local definido. As Paralimpíadas Escolares Regionais vão ocorrer em Belém (PA), de 8 a 12 de agosto; e a Paralimpíada Escolar Nacional, em São Paulo (SP), em novembro de 2023.

                                                    Fonte: Governo do Piauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário