Goverdo do Estado do Piauí

Goverdo do Estado do Piauí
Governo do Estado do Piauí

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Em encontro com prefeitos FNDE vai orientar municípios do Piauí para se tornarem adimplentes

Em encontro com prefeitos FNDE vai orientar municípios do Piauí para se tornarem adimplentesPor dois dias, técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação estarão em Teresina para orientar gestores e prefeitos do Piauí para estreitar o regime de colaboração entre o FNDE e os municípios. Na prática, eles estão orientando a escolas dos municípios a se tornarem adimplentes. É a primeira vez que eles visitam o estado. A ideia da direção do FNDE é visitar todos os estados brasileiros.
Para Idilvan Alencar, presidente do FNDE, os técnicos do fundo irão atender individualmente cada município. “Estamos aqui para tentar desbloquear algumas pendências. Não justifica o município estar com pendências e não receber repasse de alimentação, de transporte. O item prestação de contas é muito importante porque significa recurso “, disse. A ideia do FNDE é percorrendo o país inteiro e traçar plano de todas as obras em andamento creches, de escolas, verba para quadra coberta, para que se possa planejar o futuro. “No dia a dia, é mais difícil o gestor do município se deslocar para Brasília. Aqui, o atendimento pode resolver problemas em pouco uma hora”, por exemplo.
Encontro da Seduc(Imagem:Lucas Dias/Gp1)
Até bem pouco tempo, a licitação era feita nacionalmente e isso trouxe transtornos para o MEC e os municípios. A empresa que venceu um dos certames era responsável pela construção de creches em todo o país, com uso de pré-moldados. A obra não aconteceu e a empresa solicitou um repasse a mais, da ordem de R$ 800 mi. Hoje os municípios recebem a orientação de realizar suas próprias licitações. “O que resulta em mais emprego e até barateamento de obras”, disse. No processo atual, a verba de construção de creches é liberada de acordo com o andamento da obra. Hoje, o Piauí tem 32 obras de creche já aprovadas. Para se obter os benefícios oferecidos pelo FNDE, o primeiro passo é estar adimplente. “É nesse sentido que queremos ajudar muito o Piauí. Isso é fundamental”, informou Alencar.
A secretária Rejane Dias disse que o regime de colaboração do governo com o estado é prestar assistência aos municípios e estreitar o regime de colaboração com o FNDE. “Pela primeira vez eles vem ao Piauí para tirar dúvidas dos municípios, tirar duvidas para que o sistema não travar e deixar de receber recursos. técnicos do FNDE vão atender individualmente os municípios, para que nem os municípios e nem o Estado deixem de receber recursos”, informou.
Wellington Dias(Imagem:Lucas Dias/Gp1)
O governador Wellington Dias, a integração é importante. “Nós apostamos nessa integração do MEC com os municípios e do estado e do setor privado. É a forma de dar soluções a obras em andamento. Recentemente conseguimos destravar a liberação de nova leva de convênios, pra que a construção de novas escolas ou a reforma de outras escolas e de equipamentos como quadra, laboratório, para que possamos ter qualidade em educação. Além de condições físicas, estamos investindo também em qualificação de professores”, informou. O volume de convênios chega a R$ 100 mi. Até amanhã, 23, a equipe do FNDE atende individualmente prefeitos e gestores de municípios.

Idilvan Alencar(Imagem:Lucas Dias/Gp1)

Wellington Dias(Imagem:Lucas Dias/Gp1)

Encontro da Seduc(Imagem:Lucas Dias/Gp1)

Encontro da Seduc(Imagem:Lucas Dias/Gp1)
Fonte: Vooz

Fotos: GP1

Nenhum comentário:

Postar um comentário