O Sertão enfrenta desafios imensos, e a saúde não é exceção. Durante anos, pacientes oncológicos precisaram percorrer longas distâncias para buscar tratamento. Mas hoje, com união, dedicação e amor ao próximo, foi dado mais um passo para mudar essa realidade. O hospital é mais do que um prédio; é esperança, dignidade e qualidade de vida para todos os sertanejos.
O Bispo Dom José Vicente, deu início a abertura oficial proferindo palavras de bênção.
Em seguida a Irmã Fátima, pessoa que têm desempenhado um papel fundamental nessa jornada, foi convidada para fazer uso da palavra.
O médico oncologista, Fernando Bezerra, representando a classe médica de Araripina, e o médico cardiologista, Fernando Morais também fizeram uso da palavra.
Também foi convidado o presidente da Câmara Municipal, vereador Francisco Edvaldo para fazer uso da palavra.
Ainda fizeram uso da palavra, o deputado federal do Piauí, Átila Lira, o deputado federal do Piauí, Júlio Arcoverde, o deputado federal de Pernambuco, Lula da Fonte.
O prefeito Evilásio Mateus em suas falas falou da importância do hospital, não só para Araripina, mas para toda região do Araripe.
“Este é um momento histórico para Araripina e para todo o sertão. O Hospital do Câncer do Sertão não é apenas um projeto, é um sonho que está perto de se tornar realidade. Um sonho que nasceu da luta incansável para dar a atenção necessária ao nosso povo. Uma luta que gerou união. União de Roberta e das irmãs comigo, com Bringel, meu vice-prefeito, com Dudu, e com todos vocês hoje, que estão entrando para a história” disse o prefeito Evilásio Mateus.
Durante o evento foi quebrado o protocolo e chamaram uma ex-paciente do câncer, que hoje tá curada, Miriam Carvalho, para dar seu depoimento e falar da importância do hospital.
A deputada Roberta Arraes, que junto ao prefeito Evilásio Mateus viabilizaram o evento, falou sobre o tão sonhado hospital que agora se torna uma realidade.
O deputado federal Dudu da Fonte, um dos apoiadores dessa grandiosa obra, garantiu recursos federais juntamente com o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI), por meio de emendas de deputados dos dois Estados, para conclusão das obras físicas do hospital.
Durante o evento, foram anunciados investimentos de mais de R$ 6 milhões para a unidade hospitalar, dos quais R$ 4 milhões serão conveniados com a Prefeitura de Araripina. Essa iniciativa reforça a interiorização dos serviços de saúde e beneficiará mais de 600 pacientes oncológicos que precisam se deslocar até Recife para tratamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário