
Após nove dias de intensa devoção, os festejos em honra a São José chegaram ao fim nesta quarta-feira, 19 de março, em Caldeirão Grande do Piauí. A celebração, considerada a mais antiga e tradicional da região, marcou o encerramento com uma grande missa na Igreja Matriz de São José. A cerimônia foi presidida pelo padre Flávio Naylton, de Campo Maior, e concelebrada pelo pároco local, Fernando Amando.

Ao longo do evento, os fiéis se reuniram para refletir sobre o tema deste ano – “São José, Pai de Esperança; Anjo de Nazaré” –, renovando seus votos de fé e devoção. Durante a celebração, padre Flávio Naylton, responsável pelos rituais de encerramento, compartilhou uma mensagem de união e renovação espiritual, destacando a importância do compromisso com os valores cristãos.

Em entrevista, ele expressou sua gratidão pela acolhida em Caldeirão Grande. “Foi uma experiência muito gratificante estar aqui em Caldeirão Grande e eu agradeço a cada um que me recebeu. Peço também que os devotos daqui a cada dia cuidem do Padre Fernando, que é um grande sacerdote da igreja, cheio de dons e talentos para conduzir o rebanho do Senhor à verdade eterna”, afirmou.

O pároco local, Fernando Amando, também deixou uma mensagem de reflexão aos fiéis. Ele pediu que os ensinamentos compartilhados durante a novena fossem aplicados no cotidiano. “O Padre Flávio disse que tudo aquilo que foi partilhado na novena deve ser compartilhado, e isso ficou em meu coração. Outro padre disse que o perdão é a chave que abre o céu. Outro padre disse que pecar não é humano, mas sim, desumano. São essas coisas que temos que levar e compartilhar de uma festa dessa. Com essas mensagens que ouvimos nos festejos de São José, temos ensinamentos para viver durante todo o ano e renovarmos nossa fé a cada dia”, afirmou.

O vice-prefeito de Caldeirão Grande, Vianney Alencar, também marcou presença e ressaltou a importância histórica e cultural do evento para o município. Ele ainda reforçou o apoio da gestão ao evento religioso. “Graças a Deus tivemos um grande festejo, que se encerra hoje com essa grande festa. Agradecer a Deus e a todos os devotos que participaram. A gestão do prefeito Filipe Gonçalves, em parceria com o Padre Fernando, não mediu esforços e hoje está aqui o resultado, uma linda festa”, disse o vice-prefeito.

O evento também contou com a participação de diversos moradores da cidade e das comunidades de Caldeirão Grande, que marcaram presença nas missas, novenas e nas atividades culturais que aconteceram ao longo dos nove dias de festa.

O casal Manoel Pedro e Maria Ana esteve presente na celebração. Maria Ana relembrou sua infância e a importância de participar dos festejos. “Meu pai era carpinteiro e ajudou a construir essa igreja. Ele nos trazia pra cá desde que eu era criança. Eu acho bom demais participar dos festejos e agradecer a São José. Há mais ou menos 7 anos, meu esposo sofreu um acidente, quebrou o pé, mas hoje está bem e nós só temos a agradecer pelas bênçãos alcançadas”, contou.

Almélia Alencar foi uma das responsáveis pela ornamentação da missa de encerramento. Ela falou sobre o prazer de exercer seu dom para o serviço de Deus. “É uma missão, nossa, tanto minha quanto de Darci e Lucas. Somos também decoradores da festa da Imaculada Conceição em Araripina, no Pernambuco, e é uma maravilha pra gente, porque estamos aqui para agradar a Deus”, explicou Almélia.

Após a missa, uma procissão com a imagem de São José percorreu as principais ruas de Caldeirão Grande, seguida por uma multidão de fiéis. O momento foi de grande emoção, especialmente quando os participantes, com velas acesas nas mãos, receberam a imagem de São José de volta na Igreja Matriz.

O padre Fernando, à frente da procissão, entoava cânticos em louvor a Deus e São José.

Durante toda a celebração, a comunidade também participou da quermesse, que se tornou uma tradição nos festejos. A praça em frente à igreja ficou movimentada, com barracas oferecendo comidas típicas e produtos artesanais. Além disso, após a missa, foi realizada uma rifa de prêmios doados pela comunidade, como parte do apoio à festa e à manutenção das atividades religiosas.

Veja fotos.
Fonte: Cidades Nanet
Nenhum comentário:
Postar um comentário