Goverdo do Estado do Piauí

sábado, 2 de setembro de 2023

Prefeitura Municipal de Caldeirão Grande do Piauí-PI, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza cerimônia de conclusão dos cursos técnicos do Programa Saúde com Agente

A Prefeitura de Caldeirão Grande do Piauí, gestão “Administração Para o Povo”, na pessoa do prefeito Filipe Gonçalves, realizou nesta sexta-feira (1º), a cerimônia de conclusão do curso técnico do Programa Saúde com Agente, do qual participaram cerca de 10 agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. O evento foi realizado com a participação dos alunos, preceptores e autoridades do município.

“Este é um curso de formação que teve a duração de um ano. Tivemos uma adesão muito boa, e isto vai trazer inúmeros benefícios para o município, como maior qualidade da oferta dos atendimentos, mais compromisso com a saúde do cidadão, e o cumprimento de nosso plano de governo”, disse o Secretário Municipal de Saúde, Marcos de Sousa Alencar.

Além da oferta dos dois Cursos Técnicos, foi oferecida formação continuada para tutores e preceptores através de um Curso de Extensão. Outro destaque foi a realização de uma pesquisa nacional sobre o perfil e a atuação dos Agentes de Saúde em todo o país. O Programa Saúde com Agente busca fortalecer o Sistema Único de Saúde, em uma ação inédita que impacta na melhoria dos indicadores de saúde e da qualidade de vida de toda a população.

O curso oferecido aos profissionais que atuam na rede municipal da Saúde de Caldeirão Grande teve duração de aproximadamente um ano. A capacitação integra o Projeto Saúde com Agente, do Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

 A iniciativa visa melhorar a resolutividade dos serviços da Atenção Primária da capital.

“O principal objetivo da formação é a integração das ações do agente comunitário de saúde e do agente de combate a endemias na atenção primária. As ações precisam permear a multiprofissionalidade da equipe, e este curso veio trazer ferramentas aos agentes para exercerem sua profissão. A base do curso foi o planejamento em saúde, desde lembrar dos instrumentos necessários na hora do atendimento, bem como a fundamentação teórica de todas as 26 disciplinas e parte prática, junto ao cidadão”, explicou Kamilla Parente, responsável técnica da enfermagem.

Para a enfermeira da atenção básica do município, e receptora da turma do curso, Luciana Meira Bezerra, a capacitação foi um meio de valorizar o importante papel dos agentes na educação, prevenção e no cuidado das pessoas. “O curso foi bastante gratificante, trouxe valorização ao trabalho dos agentes já que engrandece o atendimento e conhecimento a ser passado aos moradores, que são os maiores beneficiários do programa”, falou Luciana Meira Bezerra.

O prefeito Filipe Gonçalves não pode se fazer presente durante a cerimônia, mas através de entrevista falou da importância da conclusão do curso técnico para os profissionais de saúde do município. “Hoje acontece a formação desses agentes, que a partir de agora são técnicos em suas especializações, para assim, levarmos mais qualidade aos nossos serviços”, disse o prefeito.

Estiveram presentes:

A vice-prefeita - Zulene Leal

O Secretário Municipal de Saúde - Marcos de Sousa Alencar

O presidente da Câmara de Vereadores - Marcondes de Sousa Alencar

A Secretária Municipal de Educação - Damiana Irene

Os vereadores (as): França, Dalva, Isaias Ferreira, Ennio Gonçalves, Ronaldo Leal, Reginaldo e Alex Cirilo.























































































Fonte e Fotos: Blog Chagas Fotografias

Nenhum comentário:

Postar um comentário