Goverdo do Estado do Piauí

domingo, 27 de agosto de 2023

Caldeirão Grande do Piauí realiza I Cavalgada e Missa com Vaqueiros

Neste sábado, dia 26 de agosto de 2023, a Prefeitura Municipal de Caldeirão Grande do Piauí, gestão “Administração Para o Povo” do prefeito Filipe Gonçalves, promoveu a I edição da Cavalgada e Missa com Vaqueiros do município.

O evento iniciou logo pela manhã com café da manhã que teve concentração em frente a Igreja Matriz. Após o café, os vaqueiros saíram em cavalgada até o pátio de eventos da Expocablocos. Chegando ao pátio, os vaqueiros foram recepcionados com um almoço. Logo em seguida, deu-se início a missa, onde aconteceu também sorteio de brindes para os vaqueiros.

O evento, que teve uma ampla programação, contou também com shows para a vaqueirama com o cantor Amado Edilson, Clesinho Aboiador, Damião do Acordeon, Chico da Luz Aboiador e Romário Aboiador.

A I Cavalgada e Missa com Vaqueiros passará a integrar o calendário cultural do município de Caldeirão Grande do Piauí, e tem por objetivo valorizar a cultura do vaqueiro, figura simbólica no sertão nordestino, mais especificamente no sertão piauiense.

Os vaqueiros se reuniram em demonstração de fé para homenagear a profissão numa das maiores manifestações cultural e religiosa do Nordeste. O orgulho de ser vaqueiro, a coragem de correr no mato e a lida diária com o gado são atributos do homem que dedica parte do seu tempo para manter viva essa tradição milenar que remonta sua história pelo ciclo do couro.

O Dia Nacional do Vaqueiro é comemorado no dia 29 de julho. Questões históricas justificam a escolha desta data para comemorar o Dia Nacional do Vaqueiro. No estado do Piauí, no dia 29 de agosto de 1944, foi organizada a primeira passeata de vaqueiros do Brasil, que já acontece há mais de 50 anos na cidade de União, município distante 59 km da capital Teresina. É a maior festa de vaqueiros do Brasil, contando com a participação, sempre crescente de centenas de vaqueiros.

Já o dia do Vaqueiro Nordestino é comemorado no terceiro domingo de julho.

O vaqueiro é símbolo da garra, destemor, força e fé, de um povo, que tem nos seus aboios, a voz das alegrias e dores da lida com o gado e as preces de quem vive no campo, então nada mais que merecida uma data especial para comemorar o Dia do Vaqueiro.

Para o prefeito Filipe Gonçalves, a vida desses "heróis" do campo não é nada fácil. “É um personagem típico do sertão. O vaqueiro ainda mantém tradições e bravuras herdadas dos tempos da civilização do couro” ressalta o prefeito Filipe Gonçalves.


















































































































































































Fonte e Fotos: Blog Chagas Fotografias

Nenhum comentário:

Postar um comentário