Goverdo do Estado do Piauí

Goverdo do Estado do Piauí
Governo do Estado do Piauí

sábado, 1 de junho de 2019

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marcolândia- Piauí realiza Assembleia Geral para tratar da prestação de contas, INSS Digital e Reforma da Previdência


O Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Marcolândia realizou na tarde desta sábado, 01 de junho, no auditório da câmara de vereadores, a Assembleia Geral Ordinária de 2018. O encontro reuniu associados e também contou com a presença da presidente do STR, Jacirlene Lopes, do tesoureiro do sindicato, Junior de Vanete, Joelma representante do polo de Picos, Dr. Filippy Jordam assessor jurídico do sindicato, Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Reginaldo Sousa, José Aécio técnico da EMATER, Agnaldo presidente da associação APRATAB, Welton presidente da APPACRIMA, Afonso da APARMAM, Douglas da APROMSEMA, vice-prefeita Vanete Rodrigues, presidente da câmara de vereadores, Francisco Joaquim, Secretário Municipal de Saúde, Gilmar Coutinho “Dibá” e o Sr. Belarmino representando a CLINILAB COUTINHO.

   Após a abertura oficial, foi realizada a leitura dos relatórios dos gastos realizados pelo STR em 2018 e explicados os valores. A prestação de contas é realizada de forma clara, objetiva e especificada dos gastos e investimentos.
Os associados exercerem o seu dever na assembleia, com a aprovação ou não das contas, trazendo ideias, discutindo ações e contribuindo para os projetos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. “Dentro da entidade, às vezes, não damos conta do que precisamos realizar, mas com a ajuda dos associados e a trocas de ideias, vemos as verdadeiras necessidades do nosso povo”, comenta a presidente do STR Jacirlene Lopes.
Dr. Filippy Jordam, assessor jurídico do sindicato dos trabalhadores rurais de Marcolândia, falou ainda sobre o INSS Digital e a Reforma da Previdência, onde ele esclareceu e tirou duvidas sobre o assunto
A assembleia geral é realizada todos os anos, com o objetivo de demonstrar a transparência da entidade, prestando contas de tudo o que é realizado com o dinheiro das contribuições dos associados. Todas as contas do Sindicato são pagas por meio de mensalidades dos sócios, sendo assim possível manter a instituição e trabalhar pelas lutas permanentemente da agricultura familiar.
A importância da participação dos associados está em acompanhar como está a situação da entidade e de saber onde está sendo gasto o dinheiro. Ao mesmo tempo, os agricultores também podem questionar os relatórios financeiros. O STR não recebe nenhum tipo de convênio, ele é mantido unicamente pela contribuição dos sócios. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais não é da diretoria e nem dos funcionários. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais é dos agricultores associados. Se não houvesse o associado, que é fiel à entidade, não haveria o sindicato, acredita Jacirlene.
A reforma da previdência foi pauta durante a assembleia.
Outra grande e importante bandeira que será defendida pela instituição é em relação à reforma da previdência, que é uma grande preocupação para os agricultores. Serão lutados pelos direitos e benefícios dos agricultores familiares, com o acompanhamento de todas as questões.
As reivindicações, os Gritos da Terra que são realizados no estado do Piauí, e os movimentos a nível nacional, a Marcha das Margaridas , que é o movimento das mulheres, em busca das reivindicações e melhorias, são exemplos que trouxeram importantes resultados para os agricultores familiares, como o auxílio doença, aposentadorias, auxílio maternidade entre outras tantas conquistas.
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais representa a categoria dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, defendendo, organizando, mobilizando, apoiando e prestando serviços cada vez mais qualificados, visando o desenvolvimento sustentável, em busca de uma sociedade mais justa e igualitária.
O STR é uma entidade fundada pelos agricultores familiares, e é mantido, exclusivamente, pela contribuição do seu quadro social. É a verdadeira entidade, que representa os agricultores familiares, busca conquistas e está sempre em prol dos trabalhadores rurais.
Durante a assembleia, Cristóvão e Rawanne fizeram uma homenagem para os trabalhadores rurais pelo seu dia que é comemorado no dia 25 de maio.

Ainda na assembleia, foi lançada oficialmente uma parceria entre o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marcolândia com a CLINILAB COUTINHO e a Farmácia DROGA VIDA que concederá aos associados descontos em medicamentos, exames e odontologia.  



Fonte e Fotos: Blog Chagas Fotografias



Nenhum comentário:

Postar um comentário