á faz algum tempo que Xuxa deixou de ser a rainha dos baixinhos, a loira
que reinava absoluta na TV brasileira e nome forte na TV Globo. Desde a
década passada, ela veio perdendo público, audiência e relevância e,
neste sábado, perderá de vez a majestade quando seu programa, o TV Xuxa,
for ao ar pela última vez.
No início da semana, a Globo anunciou oficialmente o fim da atração. No comunicado
divulgado pela emissora, foram citados dois motivos para a decisão: a
necessidade de reformular a programação para acomodar a cobertura da
Copa do Mundo e das eleições e um problema de saúde que exige um longo
repouso da apresentadora. Xuxa foi diagnosticada, no ano passado, com
sesamoidite, uma inflamação nos ossos sesamoides dos pés provocada,
entre outras coisas, pelo uso contínuo de sapatos de salto alto.
A verdade é que há anos o TV
Xuxa e sua apresentadora vinham sofrendo para encontrar um formato
atraente a um público novo. Xuxa já não interessa às novas gerações de
crianças e sabe disso, mas se mostrou incapaz de, com o passar dos anos,
cativar a plateia adulta – transição que Angélica e Eliana conseguiram
fazer bem. Desde 2010, seu programa passou por diversas mudanças, mas
sempre pareceu o mesmo: um sonolento desfile de convidados globais e
musicais em um ambiente previsível de falsa intimidade e simpatia
forçada. E põe simpatia forçada nisso: Xuxa sorri muito, como se
estivesse em uma comédia. O que o seu programa, a bem da verdade, não
deixa de ser.
A crise de audiência da atração começou a chamar a atenção
em 2010, quando ainda era exibida nas manhãs de sábado. No ano seguinte,
na tentativa de atingir o público familiar e aumentar o número de
espectadores, o programa
foi transferido para o período vespertino. Alardeado como um “novo TV
Xuxa”, ele mostrou, na realidade, um formato nada inovador, que
misturava atrações musicais, entrevistas e brincadeiras com famosos. A
estratégia não deu certo e a atração chegou a perder no Ibope para
reprises do Pica-Pau, desenho exibido pela Record.
Para a temporada 2012, um novo diretor foi convocado com a missão
de salvar o programa. Mario Meirelles reformulou a atração mais uma
vez, mas o público não sentiu a diferença. Os primeiros programas, em
janeiro, registraram uma boa audiência, mas meses depois quase metade do
público já havia abandonado Xuxa outra vez. Em julho daquele ano, o
programa registrou a pior audiência de sua história.
Em novembro, com o programa perdendo novamente para desenhos da
concorrência, o diretor Mario Meirelles foi ao Twitter chamar de
"retardados" os que preferiam ver Pica-Pau na Record. "Atenção,
retardados que estão assistindo Pica-Pau. Começou #TVxuxa", escreveu. A
frase repercutiu rápida e negativamente e nem o pedido de desculpas
subsequente apagou a impressão de que a produção já beirava o desespero.
No início de 2013, Boninho – diretor do Big Brother Brasil – foi
ao socorro de Xuxa, que entrou em seu núcleo visando recuperar prestígio
e, claro, público. Segundo rumores, os dois não se entenderam e o
programa – mais uma vez – não deslanchou.
Com esse triste histórico, a confirmação, nesta semana, de que o
programa sairá do ar não chega a surpreender. Dias antes, a emissora
havia anunciado ter renovado o contrato com Xuxa por três anos. Com
isso, a Globo garante que a apresentadora não irá a lugar nenhum, por
enquanto, e ganha um bom tempo para pensar – mas dessa vez pensar
direito – no que fazer com ela daqui para frente.
Neste último suspiro, o TV Xuxa terá como atrações a dupla Victor
& Leo, a atriz Tatá Werneck e o técnico Carlos Alberto Parreira,
além de atores da casa. A partir do próximo sábado, o buraco no horário
será preenchido por filmes. Por tempo indeterminado.
FONTE:
Veja
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