Goverdo do Estado do Piauí

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Piauí lidera ranking de mortes em acidentes envolvendo motocicletas

Piauí lidera  ranking de mortes em acidentes envolvendo motocicletasO Piauí é o campeão em mortes por acidentes envolvendo motocicletas. A revelação foi feita em Genebra, na Suíça, pelo ministro da saúde Arthur Chioro, onde participa da Assembleia Mundial da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Em conversa com o correspondente do jornal Valor Econômico, Assis Moreira, o ministro disse que estudo que seu ministério acaba de realizar mostra essa situação de o Piauí ser, em termos proporcionais à população, o campeão nacional em acidentes de moto.
Para se ter uma ideia do estrago, o Brasil é hoje o quinto país no mundo com mais mortes causadas por acidentes no trânsito. A violência no transito fez 42,266 vitimas em 2013, numa alta de 29% desde 2000. Em pesquisas por telefone, uma entre quatro pessoas assume que dirigem sob efeito de álcool no Brasil.
Com os resultados de todo o País, o governo prepara uma campanha para diminuir o que considera ser uma verdadeira epidemia. Uma ideia do ministro é que o capacete faça parte do financiamento da moto. Segundo ele contou, o custo desse equipamento de proteção chega a representar quarto vezes o valor da primeira prestação, o que assusta muita gente.
Para Chioro, um bom exemplo do que um Estado pode fazer é ampliar a fiscalização nos horários e locais mais frequentes de acidentes. Exemplificou que o Ceará fez isso. No estado vizinho, o governo identificou que na quarta –feira ocorre uma redução no número de acidentes, bem como, aumenta no domingo, no horário e trajeto que as pessoas costumam sair da praia. Com maior fiscalização, reduziu pela metade as internações causadas por esses acidentes.
“A situação chegou a tal ponto no Brasil que a violência no transito, sobretudo envolvendo motos, tornou-se um caso realmente de saúde publica”, afirmou. O excesso de álcool e velocidade continuam sendo as principais causas.


Fonte: Portal AZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário