PATRÍCIO MOVEIS
GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ
quarta-feira, 28 de janeiro de 2015
Picos está em 3º lugar no ranking nacional de trabalho escravo
O Piauí tem dois municípios no ranking nacional do trabalho escravo em 2014. Picos e Parnaíba tiveram 113 trabalhadores identificados nessa condição, fazendo a coleta de palha da carnaúba. As cidades ocupam o 3º e 5º lugar no ranking brasileiro, respectivamente.
Hoje é comemorado o dia nacional de combate ao trabalho escravo e os dados foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Ao todo foram identificados 117 trabalhadores em condição análoga à de escravidão no Piauí, o que significa a 5ª colocação no ranking por estados. Minas Gerais, onde foram identificados 354 trabalhadores em situação análoga ao trabalho escravo, ocupa o primeiro lugar.
As ações fiscais resgataram um total de 1.590 trabalhadores em situação análoga a de escravidão no Brasil. As fiscalizações foram realizadas feitas em áreas urbanas e rurais do país. No Piauí, houve quatro ações fiscais no decorrer do ano.
O ranking nacional foi elaborado pela Divisão de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Escravo (Detrae). Os dados só foram coletados por meio de parcerias do MTE com o Ministério da Defesa, Exército Brasileiro, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
As atividades em que houve o maior número de trabalhadores identificados, em nível nacional, foram construção civil (437), agricultura (344), pecuária (228), extração vegetal (201) e carvão (138).
Diante do número alarmante, o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, afirmou que o governo vai continuar atuando para coibir essa prática. “Estamos sendo mais eficientes no combate a esta prática. Sem que o combate ocorresse não teríamos esses números para oferecer”, afirmou.
Em razão do dia nacional de combate ao trabalho escravo, órgãos públicos e da sociedade civil realizam atos e eventos durante esta semana. As atividades buscam chamar atenção e mobilizar a sociedade por avanços na erradicação do trabalho escravo contemporâneo.
As ações fiscais em que mais ocorreram a identificação de trabalhadores em condição análoga à de escravo foram:
POSIÇÃO ESTADO MUNICÍPIO ATIVIDADE QUANTIDADE
1º RJ Macaé Construção Civil 118
2º ES Sooretama Colheita de café 86
3º PI Picos Coleta da palha da carnaúba 61
4º AC Tarauacá Criação de bovinos para corte 55
5º GO Mineiro Preparação de fibras de algodão 52
5º PI Parnaíba Coleta de palha da carnaúba 52
Fonte
:
MTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagem mais recente
Postagem mais antiga
Página inicial
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário