A Prefeitura de Caldeirão Grande do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, está executando o Programa de Valorização e Incentivo à Agricultura Familiar, uma das principais políticas públicas voltadas ao fortalecimento do setor rural no município. A iniciativa tem como foco a preparação do solo, com serviços de aração e gradagem de terras, etapa fundamental para garantir melhores condições de plantio e aumento da produção agrícola.
O serviço é ofertado gratuitamente pela gestão municipal, reafirmando o compromisso da administração com o desenvolvimento rural sustentável e com o apoio direto aos agricultores familiares, que têm na agricultura uma das principais fontes de renda da população local.

Em visita à zona rural do município para acompanhar o trabalho, o prefeito Filipe Gonçalves destacou a relevância do programa para o município. Segundo ele, trata-se de uma das ações mais importantes da gestão. “Acompanhando de perto esse programa que incentiva diretamente a produção agrícola, gera trabalho e renda para os agricultores familiares e, consequentemente, promove o desenvolvimento econômico de Caldeirão Grande, que tem a agricultura como uma das principais bases da sua economia”, afirmou.

O gestor ressaltou ainda que grande parte do território municipal é composta por área rural, o que reforça a necessidade de políticas públicas voltadas ao campo. “Por isso, a importância dessa ação, que valoriza o agricultor logo no início do ciclo produtivo, com a preparação do solo para o plantio. “Além de ser uma política pública municipal, esse programa é um compromisso da nossa gestão com o homem do campo, e a gente fica muito feliz em poder oferecer esse suporte aos agricultores do nosso município.”, completou.
Este é o sexto ano consecutivo em que a Prefeitura de Caldeirão Grande disponibiliza o programa somente na gestão do prefeito Filipe Gonçalves. Ao longo dos anos, a iniciativa vem sendo ampliada, com aumento no volume de terras preparadas e no número de famílias beneficiadas. Para este ano, a previsão é de que aproximadamente 13 mil tarefas de terra sejam preparadas.

Apesar do atraso no início das chuvas neste ano, já que o município se encontra no mês de fevereiro, a expectativa é positiva quanto à quadra chuvosa. A gestão municipal espera que o inverno seja favorável para garantir uma boa safra, especialmente das culturas de milho, feijão e mandioca, contribuindo para a geração de renda e o fortalecimento da economia local.
O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Marcos Aurélio, reforçou o compromisso da Prefeitura com os agricultores. “Estamos mantendo, por mais um ano, o compromisso de preparar as terras dos nossos agricultores para que possam produzir com qualidade. Iniciamos os trabalhos em janeiro, com o cadastramento, e agora estamos na fase de preparação das terras”, explicou.

Segundo o secretário, mesmo com a estiagem que atrasou o período de chuvas, o município segue executando o programa. A expectativa é de beneficiar cerca de mil famílias, contemplando aproximadamente 13 mil tarefas de terra. “A Prefeitura está cumprindo seu papel de apoiar o agricultor e garantir condições para que ele produza e fortaleça a agricultura familiar em Caldeirão Grande”, concluiu.
.png)
Nenhum comentário:
Postar um comentário