A AGRO MULHER (Associação de mulheres quilombolas, madiocultoras e agricultoras familiares das serras de Simões, realizou assembleia geral ordinária para discussão da auto declaração quilombola da associação na fundação Palmares.
Foram discutidos sobre 5 tópicos.
- O quilombo e a importância da certificação junto a fundação Palmares.
- Papel do empreendedorismo feminino nas comunidades quilombolas.
- Histórico da comunidade do Pov. Serra dos Claúdio.
- Registros fotográficos
- Lanche produzidos pelas mulheres, com matéria-primas exclusivamente da mandioca e macaxeira.
- O que é ser quilombola? Ser quilombola e se sentir pertencente a uma determinada comunidade, é se identificar com os valores, costume e também ter a ligação com o território, viver próximo de outros indivíduos que compartilham de um mesmo laço identitário.
A certificação tem importância grandiosa para a comunidade, pois primeiramente passa pelo auto reconhecimento e este auto reconhecimento dos indivíduos como quilombolas, mandiocultoras e agricultoras, é saber a história dos antepassados e o processo de escravização ao qual a comunidade viveu e lutou, pois quando se fala em escravidão podemos destacar que não foi algo suave, más podemos ter em mente que o processo de luta para a libertação do processo de escravidão foi intensa no Brasil e em outras partes do mundo.
Se assumir enquanto quilombola é fundamental para que a comunidade possa ser certificada a partir do momento em que seus indivíduos se reconheçam como tal, a comunidade não é simplesmente quilombola, más os indivíduos se assumem quilombolas e a comunidade a partir de então é reconhecida pela fundação Palmares. É importante destacar que após o reconhecimento a associação passa a ter acesso a políticas específicas para as comunidades quilombolas.
Estiveram presentes o Prefeito Magno Dantas, Vice-Prefeito Josse de Belim, vereadores, secretários, assessores e presidentes de demais comundidades quilombolas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário