A ação faz parte do Programa de Valorização e Icentivo a Agricultura Familiar, desenvolvido pela Prefeitura de Caldeirão Grande do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento.
O prefeito Felipe Gonçalves e o secretário municipal de Agricultura, Marcos Aurélio, visitaram algumas propriedades rurais e acompanharam o trabalho, que está sendo realizado com o emprego de 40 tratores.
Sebastião Neto foi um dos contemplados pelo programa. Ele agradeceu pela ação e disse que antes, precisava vender suas posses para conseguir o dinheiro para o preparo da terra.
O senhor Chico Alencar, aos 78 anos de idade, ainda trabalha na roça. Ele planta em 15 tarefas de terra. Para ele, o serviço gratuito de aração de terra é um grande benefício. “É bom demais, uma benção, todo ano. Agradeço ao Vianney e agora ao prefeito Felipe. Se não fosse esse trabalho da prefeitura tava ruim demais, não dava certo não. Tinha que pagar 100 reais a hora, pra pobre é difícil, né?”.
O idoso ainda disse que agora aguarda boas chuvas. “Eu espero que o inverno seja bom, mas ninguém sabe, é com Deus, né? Quem sabe é Ele. A gente planta aventurando, pra ver se dá ou não. Tem “mudubim”, feijão, mandioca, tem tudo aí, falta só chover. E eu só tenho a dizer muito obrigado a Deus que manda a chuva e ao prefeito, que sempre ajuda, todo ano ele sempre tá na batalha”.
O secretário municipal de Agricultura, Marcos Aurélio, disse que o programa incentiva o agricultor e que cerca de mil produtores serão contemplados. “É um programa que visa incentivar e que influencia diretamente o produtor rural a produzir e gerar renda para sua família. Esse ano tem cerca de 40 tratores, trabalhando dia e noite. A ação estará beneficiando cerca de mil agricultores e ao todo, 13 mil tarefas de terra serão aradas. Em algumas propriedades a terra ainda está sendo preparada, mas em outras, já foi feita a plantação e os agricultores estão só esperando a chuva para colher. A expectativa é que os agricultores tenham uma boa colheita, uma boa produção”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário