Goverdo do Estado do Piauí

terça-feira, 6 de junho de 2023

Rafael Fonteles destaca importância da transformação digital em evento municipalista

O governador Rafael Fonteles participou, na noite desta segunda-feira (5), da abertura do Congresso das Cidades do Piauí, que acontece no Teresina Shopping. O evento traz como tema a “Transformação digital na gestão pública” uma pauta prioritária do Governo do Estado, que tem feito investimentos para desenvolver soluções tecnológicas, que ajudem a dinamizar os serviços públicos em todas as áreas, melhorando o atendimento ao cidadão.

Fonteles defendeu o municipalismo amparado à tecnologia e ressaltou a parceria do Governo com os municípios. “A sociedade não compreende o desafio que é a gestão municipal em um país, uma federação, que concentra recursos na União Federal e que coloca todas as políticas públicas nas mãos dos estados e municípios. Precisamos colocar os recursos na ponta. Meu apoio aos prefeitos. Também quero parabenizar o grupo Cidade Verde por colocar este tema em evidência, que é a transformação digital. Educação, saúde, segurança, tudo o que você pensar, passa por uma parceria com os municípios, fazendo uso da tecnologia”, revela.

Através da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), o Governo do Estado está desenvolvendo um portal único de serviços virtuais, que deve vai concentrar atendimento de diversos órgãos da administração pública, além de serviços delegados. A plataforma é uma das ações previstas no projeto de Governo Digital, elaborado com base no modelo usado na Estônia, um dos países mais avançados neste tema.

Jesus Tajra Filho, presidente do Grupo Cidade Verde, destacou o propósito colaborativo do evento, para que as prefeituras consigam se adequar às exigências que a transformação digital requer. “Nosso propósito é propiciar conhecimento e colaboração. Porque isto envolve tecnologia e infraestutura, com um desenvolvimento sustentável. Desta forma, os jovens precisam de uma educação dirigida, técnica, para não perdermos esse bonde da transformação tecnológica. Este é um mundo novo que já é presente” considera.



Representando o Sebrae, o presidente do Serviço, Filemon Paranaguá, ressalta que a transformação digital atravessa a sociedade de forma acelerada. “Tempo não se recupera. Então não podemos deixar passar a revolução digital. Precisamos estar determinados a fazer algo diferente, como propõe este Congresso. Daqui por diante, vamos fazer a transformação que o mundo moderno exige. Vamos fazer um Piauí moderno, como merecemos e o mundo convoca”, ressalta.

Prefeitos de todos os municípios foram convidados a participar do Congresso das Cidades. Para Toninho da Caridade, presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), é preciso que as cidades se ajustem a este caminho de novas oportunidades. “Estamos no mundo da tecnologia. Vamos orientar nossos secretários e equipes técnicas para fortalecer o municipalismo piauiense com a revolução digital” considera.

Pacto pelas Crianças do Piauí tem espaço no evento

Rafael visitou diferentes espaços no evento, entre eles o lounge do Pacto pelas Crianças do Piauí, uma iniciativa com foco na primeira infância. O projeto, coordenado pela primeira-dama, a médica Isabel Fonteles, prioriza o cuidado com as crianças dos 224 municípios do Piauí.


O visitante tem a oportunidade de conhecer a Carretinha da Saúde, uma ação que oferece atendimento na área da saúde. “São duas carretinhas, uma para o Norte e outra para o Sul do Piauí. Vamos levar serviços como odontologia e oftalmologia” explica Isabel Fonteles.


Fonte: Governo de Estado do Piauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário