“Reinventando a prática pedagógica. Caminhos para repensar novos espaços de aprendizagem”. Essa é a temática do V Seminário de Educação em Simões, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
Iniciado na manhã desta terça-feira (17), o evento marca a abertura do ano letivo, onde tem como público alvo os diretores, coordenares e professores que atuam na Educação Básica da Rede Pública Municipal de Ensino.
O evento de educação acontece de forma virtual, em que foi disponibilizados para os professores nas escolas em que são lotados, uma estrutura para assistirem as palestras e toda a programação do seminário.
Na ocasião, foi veiculado um vídeo com relatos da professora Edineide, da rede municipal de Simões, sobre experiências exitosas no ensino remoto no ano de 2020.O evento segue até hoje (18), aos quais estão sendo trabalhados nesses dois dias diversas temáticas voltadas ao contexto atual.Na terça, foram ministradas palestras com a psicopedagoga, Marciane Morais, que abordou sobre o tema “Como planejar e executar atividades pedagógicas não presenciais, no ensino remoto\hibrido segundo a BNCC”. Além disso, foram trabalhados temas do projeto Borboletas sobre o contexto da educação hibrida, letramento digital, o processo avaliativo na contemporaneidade e a construção do currículo contínuo na ressignificação da aprendizagem, ambos os temas foram voltados para os Anos Finais e Iniciais.
Na quarta, foram trabalhados temáticas voltadas a Educação Infantil, com explanação sobre “O encantar-se por ser professor: um novo tempo”, “Educação Infantil e o ensino hibrido: um conceito chave para a educação de hoje”, e “Educação remota: as possibilidades de como fazer”, ambos os temas são abordados pela mestranda em educação, Maria de Loudes Rufino Leal.Em entrevista, a secretária de Educação informou que o ano letivo iniciará no sistema remoto, devido ao aumento no números de casos da covid-19, mas há pretensão de começar o sistema hibrido de ensino a partir do mês de abril, isso dependendo de como esteja a situação da pandemia no município.Ela explicou ainda que foram implementadas várias mudanças para o ano letivo de 2021. “Umas dessas mudanças, é que todas as escolas da sede na rede municipal, vão trabalhar a educação em tempo integral com nossos alunos, tendo em vista, que baseado em experiências, essa educação integral dá certo, tem mais produtividade e rendimento”, disse.A gestora citou outras melhorias implementadas, como o programa de reforço, com o Saber Mais e Mais Educação, monitores para as escolas de tempo integral e também será trabalhado o ano letivo com uma nova plataforma.A secretária, se mostrou confiante em relação ao ano letivo. “Sabemos o quanto é difícil esse ensino remoto, nos enfrentamos e superamos muitos obstáculos ano passado, e esse ano não será diferente, mas temos uma equipe na Secretaria competente, professores engajados e tem que responsabilidade com o ensino de nossos alunos, então acredito que vai dar tudo certo, que teremos sim um ano de desafios, mas também de bons resultados”, concluiu.
A Rede Municipal de Ensino, que tem matriculado em torno de 2. 800 alunos, nas 10 escolas situadas em zona urbana e rural, iniciará as aulas remotas no dia 22 de fevereiro.
A Rede Municipal de Ensino, que tem matriculado em torno de 2. 800 alunos, nas 10 escolas situadas em zona urbana e rural, iniciará as aulas remotas no dia 22 de fevereiro.
Veja fotos:
Fonte: Cidades na Net
Nenhum comentário:
Postar um comentário