O próprio Francisco deu a entender que seria preferível deixar a cerimônia para o próximo ano, porque 24 de novembro está muito próximo e não seria conveniente fazer a canonização de João Paulo 2º em dezembro, porque os "poloneses pobres" que tivessem de viajar por terra e não de avião sofreriam muito com o frio do inverno. O Domingo da Divina Misericórdia, segundo domingo após a Páscoa, foi instituído por João Paulo 2º, e lhe era devocionalmente muito caro. O inconveniente dessa data é sua proximidade da Semana Santa, quando Roma costuma estar abarrotada de peregrinos.
Pelas palavras do cardeal Amato, pode-se especular que o papa Francisco escolheria outra data. Só especular, advertem fontes do Vaticano, porque Francisco é capaz de surpreender a Igreja com uma opção pessoal imprevisível. Como a cerimônia de canonização levará milhões de católicos ao Vaticano, é provável que a canonização seja marcada para depois do inverno europeu. A beatificação de João Paulo 2º, em maio de 2011, reuniu 1,5 milhão de peregrinos.
O prefeito da Congregação para as Causas dos Santos explicou, em Rimini, por que, entre outras virtudes, os dois papas, que já são beatos, serão canonizados: "Gostaria de dizer uma coisa sobre essas duas figuras: João 23 foi o grande profeta e criador do Concílio; João Paulo 2º é aquele que o colocou em prática e o desenvolveu, em todas as suas componentes e em todas as suas virtualidades. São verdadeiramente duas colunas não somente de cultura cristã, mas também de santidade cristã."
Fonte: iG
Nenhum comentário:
Postar um comentário