EBENET

EBENET
A sua melhor conexão

MP MOTO PEÇAS

MP MOTO PEÇAS

Dr.Batista

Dr.Batista

SALÃO 5 ESTRELAS

SALÃO 5 ESTRELAS

ÓPTICA LUZ

ÓPTICA LUZ
a luz dos seus olhos

terça-feira, 31 de maio de 2022

Padre Espedito Antônio de Oliveira é empossado novo pároco da paróquia de São Cristóvão em Marcolândia-PI.

Na noite desta segunda-feira, 30 de maio de 2022, o padre Espedito Antônio de Oliveira foi empossado canonicamente, como novo pároco da paróquia São Cristóvão, em Marcoândia, em missa com rito de posse canônica, presidida pelo bispo Dom Plínio concelebrada por alguns padres da arquidiocese, e a presença de diácono, seminaristas, autoridades civis e militares, e paroquianos, padre Espedito assumiu a paróquia.

A cerimônia teve inicio às 18:00 horas com acolhida ao sacerdote na entrada da cidade. No local, centenas de pessoas o aguardavam com faixas. Durante a acolhida, Padre Espedito recebeu das mãos do prefeito de Marcolândia, Dr. Corinto Matos, e da Secretária Municipal de Assistência Social de Caldeirão Grande do Piauí, Raimunda Ribeiro, representando o prefeito Filipe Gonçalves, uma chave simbólica dos municípios. Raimunda Ribeiro deu boas vindas ao padre Espedito e em entrevista falou da sua chegada a pároquia.

 “A nossa paróquia hoje está em festa pela posse do novo pároco, o padre Espedito Oliveira, no salmo 88, versículo 21 diz: ‘A minha mão o sustentará e o meu braço o fará forte’, confiante nesta promessa de Deus queremos acolhê-lo. Seja bem-vindo ao nosso meio, a nossa paróquia. Damos graças a Deus que o escolheu e o ungiu e agora enviou para conduzir esta paróquia. Estamos aqui em sinal de comunhão e compromisso de caminharmos juntos para que a chama da fé e o amor que gera vida jamais desapareça nessa paróquia, que não nos falte coragem para os trabalhos, como diz o Papa Francisco: ‘precisamos diariamente trabalhar no campo, lá onde vive o povo de Deus, pois a missão se faz no corpo a corpo’. Que o Espírito Santo conduza pastor e ovelhas na construção do reino. Que a Mãe Aparecida rogue por nós, que ampare o padre Espedito e todos os nossos sacerdotes, cristãos leigos e leigas para que assumam sua missão sendo Igreja no coração do mundo”, disse Raimundo Ribeiro.

Após o ato, a comunidade seguiu em caminhada até o adoro da Igreja Matriz de São Cristóvão, onde às 19 horas deu início a Celebração Eucarística presidida pelo bispo diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, e concelebrada por alguns padres da arquidiocese.

Dando início o rito de posse, o Vigário Geral da Diocese de Picos, Padre Antônio Mendes Neto, fez a leitura da Provisão Canônica, documento que formaliza as obrigações e os direitos do presbítero à frente da comunidade paroquial.

A seguir, o bispo colocou a estola sacerdotal sobre os ombros no novo pároco e o revestiu com a Casula. A estola é símbolo do poder sacerdotal que se transforma em serviço, entrega e doação. Pe. Espedito, antes de iniciar o seu trabalho de pároco, rezou a profissão de fé, conforme determina a disciplina da Igreja, aos fiéis chamados a exercer um cargo em seu nome.

Durante a cerimônia, o bispo constituiu por meio de decretos, os Conselhos, Econômico-Administrativo Paroquial; de Pastoral Paroquial e de Pastoral Comunitário de todas as comunidades da paróquia entregando o decreto a cada um dos conselheiros que atuarão juntos com padre. A iniciativa está em consonância com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

Continuando a cerimônia de posse, após a homilia, Padre Espedito recebeu das mãos do bispo a chave da Igreja. Abriu as portas, tocou o sino e convidou o povo a entrar pela porta da Misericórdia. Ao adentrá-la, visitou o Sacrário, a Pia Batismal e o Confessionário, retornando ao adro da Igreja onde fez a Renovação das Promessas Sacerdotais.

Recebeu das mãos dos seus novos paroquianos os livros de Tombo, Casamentos, Batizados, Inventário, Caixa e Relação dos Dizimistas na Paróquia. O rito de posse foi encerrado com Juramento de Fidelidade.


Fonte e Fotos: Blog Chagas Fotografias

Nenhum comentário:

Postar um comentário