Goverdo do Estado do Piauí

terça-feira, 17 de maio de 2022

FAÇA BONITO - Prefeitura Municipal de Caldeirão Grande do Piauí-PI, promove evento para marcar o Combate à Exploração e ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes.

A Prefeitura Municipal de Caldeirão Grande aderiu à campanha nacional “Faça Bonito”, que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção e do enfrentamento à violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil. 

Em 18 de maio, municípios de todo o país voltam a atenção para o tema devido a instituição do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 

A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou o Brasil e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

A proposta anual da campanha, que nesse ano comemora o 22º ano de mobilização, é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

A Prefeitura Municipal de Caldeirão Grande na pessoa do prefeito Filipe Gonçalves, através das secretarias: Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, CRAS e Conselho Tutelar, realizou na noite desta terça-feira dia 17 de maio de 2022 na praça pública de Caldeirão, o evento “Faça Bonito”.

O evento marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado no dia 18 de maio, segundo Lei Federal 9.970/00.

O evento contou com palestras em praça pública com a Procuradora Geral do Município, Edilene Fialho, que abordou importantes temas como aspectos jurídicos nos direitos da criança e adolescente que é defendido mediante a constituição federal, o estatuto da criança e do adolescente e demais leis infraconstitucional.

A palestra contou também com a participação da Psicóloga do NASF, Eribetânia Carvalho, que explanou no que esses abusos podem acarretar na vida da criança e do  adolescente que passam por esse tipo de crime, e como repercute na vida delas. A psicóloga informou ainda a população caldeirãograndense de como indentificar e como proceder.

O evento busca mobilizar a população e conscientizá-la sobre o problema da violência praticada contra crianças e adolescentes.

Estiveram presentes no evento: Procuradora Geral do Município- Edilene Fialho, Psicóloga do NASF- Eribetânia Carvalho, Assistente Social- Maísa Alencar, Secretária Municipal de Educação- Damiana Irene, Presidente da Câmara de Vereadores- França Miranda, vereadora Dalva, Conselheiros Tutelar, além da comunidade que se fez presente.


Fonte e Fotos: Blog Chagas Fotografias

Nenhum comentário:

Postar um comentário