Goverdo do Estado do Piauí

sexta-feira, 12 de março de 2021

Contrato para compra de 39 milhões de doses da Sputinik V será celebrado nesta sexta (12)

O governador Wellington Dias e demais integrantes do Fórum dos Governadores do Nordeste participaram, nessa quinta-feira (11), de reunião remota com ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, oportunidade em que ficou acertada para esta sexta-feira (12) a celebração de contrato para compra de 39 milhões de doses da vacina Sputinik V para o Programa Nacional de Imunização. O negócio será firmado entre o Ministério da Saúde, o Fundo Soberano da Rússia e a União Química, produtora do imunizante.
O Consorcio Nordeste já havia celebrado um contrato de opção de compra dessas doses e agora será transformado em contrato firme.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) regulamentou, nessa quinta-feira (11), a importação temporária de medicamentos e de vacinas contra a Covid-19 sem registro ou autorização de uso emergencial. De acordo com Wellington, que preside o Consórcio Nordeste, a decisão da Anvisa vai permitir que novos imunizantes sejam comprados. “Com base nessa compra e nesses entendimentos, será possível ter vacina para os brasileiros”, disse Dias.
O presidente do Consórcio Nordeste explica ainda que a dose da vacina será comprada a 9,95 dólares e devem ser entregues até julho. “O ministro da Saúde se prontificou na compra pelo SUS, dentro do Plano Nacional de Imunização e, a partir dessa sexta-feira (12), teremos a formalização do contrato. Vacina para todo o Brasil, para todos os municípios do Brasil”, comemorou o governador do Piauí, destacando ainda que a vacina já está sendo usada e com bom resultado na imunização em 39 países do mundo e imuniza inclusive para variantes já testadas.


Fonte: Governo do Piauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário