Goverdo do Estado do Piauí

quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Piauí terá 2ª onda durante festividades de fim de ano, aponta pesquisa

Os pesquisadores do Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) constataram que o Piauí terá segunda onda da Covid-19 durante as festividades de fim de ano. O Projeto de PDI é administrado pela Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX).

O professor do Departamento de Matemática da UFPI, Prof. Dr. Jefferson Leite, coordena o estudo que vem acompanhando a evolução da pandemia da Covid-19 no Piauí. Conforme o professor, a taxa de reprodutividade no Piauí atualmente está 1,2.

“O fato é que estamos no Piauí no início de uma segunda onda com número de casos por dia próximo a 700, lembrando que o pico da primeira onda possuía 1100 casos diários. O que está faltando para chegar nos mesmos níveis é Teresina que vem sendo estável, mas a perspectiva é que aumente o número de casos na capital nos próximos dias”, afirmou Jefferson Leite.

A recomendação é que os piauienses respeitem o distanciamento e as medidas protetivas, como o uso máscara e álcool em gel, para assim evitar que 2021 inicie com um número ainda maior de casos. “Vamos ajustar depois esse parâmetro em cima dos dados coletados com as festas de fim de ano, mas é provável de que no mês de janeiro o Piauí tenha complicações em relação aos números de casos”, disse o professor.


Fonte: Meio Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário