Goverdo do Estado do Piauí

sábado, 26 de dezembro de 2020

Covid: Piauí é o terceiro estado que mais testou população no país, diz IBGE

O Piauí continua entre os três estados que mais testaram a população contra a Covid-19. O levantamento é da última edição da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), especial Covid, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Só fica atrás do Distrito Federal e Goiás.

O estado já chegou à segunda posição, mas voltou para a terceira por apenas 0,1% de diferença de Goiás.

O número de pessoas que fizeram algum teste para diagnóstico da Covid-19 até novembro foi de 28,6 milhões. Desse total, cerca de 6,5 milhões testaram positivo para doença, o que corresponde a 22,7% das pessoas que fizeram teste e 3,1% da população.

Na comparação com outubro, mais 2,9 milhões de pessoas realizaram algum exame e 754 mil foram diagnosticadas com o novo coronavírus. O Distrito Feral testou 25,6%, o Goiás 20,7% e o Piauí 20,6% de pessoas que realizaram testes em novembro. Os menores percentuais foram registrados no Acre (8,8%), Pernambuco (9,3%) e Alagoas (10,3%).

“Até o mês de novembro, 13,5% da população realizou algum teste para diagnosticar Covid-19. O Centro-Oeste apresentou a maior proporção de pessoas que testaram. A testagem também foi maior entre as pessoas declaradas brancas, de 30 a 59 anos de idade, mais escolarizadas e com maior nível de renda”, detalhou a coordenadora da pesquisa, Maria Lucia Viera.

Os exames mais realizados foram o SWAB, procedimento em que o material é coletado com cotonete na boca e/ou nariz do paciente (12,7 milhões) e o teste rápido com coleta de sangue por um furo no dedo (12,4 milhões). Outros 8,0 milhões fizeram o exame com sangue retirado na veia do braço. “O maior percentual de testes positivos foi registrado com o método SWAB (26,6%)”, disse ela.

Aquisição de novos testes

No início do mês, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), informou que havia adquirido mais 202.682 testes rápidos para detectar a presença do coronavírus. Os testes serão entregues para os hospitais da Rede Estadual de Saúde e para o Programa Busca Ativa, que realiza uma nova rodada de pesquisa.

Segundo o secretário Florentino Neto, 144 mil são para o Busca Ativa e 58.682 para distribuição nos hospitais. Ele disse ainda que havia aberto um processo licitatório, na modalidade pregão eletrônico, para aquisição de 1.577.879 milhão de testes rápidos, que serão fornecidos de acordo com a demanda.

Ainda de acordo com a Sesapi, até meados de dezembro, somente o Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen) já contabilizava 103.918 exames RT-PCR (SWAB). Também já foram feitos 312.103 mil testes rápidos.


Fonte: Cidade Verde
Com informações do IBGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário