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quarta-feira, 26 de junho de 2013

Prefeitos aplicam em média 13% do FPM na Limpeza Pública

Os resultados obtidos pela auditoria do TCE-PI demonstraram que os municípios inspecionados aplicavam, em média, cerca de 13% do Fundo de Participação do Município em despesas relacionadas com a prestação de serviços de limpeza pública.
Dependendo do porte dos municípios, a despesa mensal com esses serviços variava de R$ 28 mil (Simplício Mendes) a R$ 116 mil (Piripiri). A maior parte dos recursos era aplicada em serviços de capina e varrição na área urbana da cidade, com uma despesa mensal igual a 8,1% do FPM.
Em seguida, destacava-se o serviço de coleta e transporte dos resíduos sólidos, com uma despesa média mensal igual a 4,1% do FPM municipal. Em média, somente 0,4% do FPM era aplicado na prestação dos serviços de disposição final dos resíduos sólidos, os quais limitavam-se a locação de tratores para a espalhamento e recobrimento periódicos dos resíduos depositados a céu aberto nos aterros municipais.
A avaliação das despesas dos municípios com os serviços de capina, varrição e coleta apresenta distorções. No município de Paquetá, os valores declarados variam de R$ 300 a R$ 600 por habitante/ano, muito superior ao que declara a Prefeitura de Teresina, que tem uma despesa média de R$ 50 hab/ano.
De acordo com Paulo Sérgio castelo Branco, chefe da Divisão de Fiscalização Especializada do TCE, a conclusão da auditoria irá servir como referência para a fiscalização do Tribunal, que terá ainda mais rigor em razão da nova legislação.
A auditoria produziu relatórios individualizados para cada um dos gestores municipais e será encaminhada, ainda, para os demais órgãos de controle e fiscalização.




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