Caldeirão Grande do Piauí, que integra a 16ª Gerência Regional de Educação, conquistou mais uma vez o Prêmio Alfa-10, uma importante iniciativa que reconhece o compromisso com a alfabetização na idade certa.
A cidade conquistou a premiação pelos bons resultados alcançados na alfabetização dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal José Rodrigues Damasceno.
A escola, que também foi premiada na edição anterior, ficou em 2º lugar entre as escolas da 16ª GRE e em 18º lugar geral no Piauí, tendo obtido nota 9,8 no IDEPI-Alfa, com 95 % da rede no Avançado.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), realizou nesta quarta-feira (23), no Centro de Convenções de Teresina, a cerimônia de entrega da premiação da 4ª edição do Prêmio Alfa-10.
Representando Caldeirão Grande, estiveram no evento para receber a premiação, o prefeito Filipe Gonçalves, a secretária de Educação, Damiana Irene, Sueli Cristina, Coordenadora Pedagógica, professora Maria Elisangela e Isabel, coordenadora da RENALFA.
O Prêmio Alfa-10 foi criado para valorizar boas práticas e estimular a melhoria dos índices de aprendizagem, reconhecendo escolas públicas, estaduais e municipais, com base nos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação do Piauí para a Alfabetização (Idepi-Alfa).

O prefeito Filipe Gonçalves falou da sua alegria pela conquista e agradeceu a todos os profissionais da educação pelo empenho e dedicação. “Mais uma vez, Caldeirão recebe o Prêmio Alfa 10 aqui em Teresina. É um motivo de muita alegria ser reconhecido com prêmios como esse, que valorizam a nossa educação municipal. Quero agradecer a todo o corpo docente do nosso município pelo esforço em garantir uma educação de qualidade para as nossas crianças, para que a gente possa ser reconhecido, mais uma vez, como fomos, com o Prêmio Alfa 10”.
O gestor destacou também que a conquista reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização dos profissionais da educação e o aprimoramento constante da rede de ensino. “Estamos aqui muito felizes com a chance de valorizar o nosso corpo de funcionários e oferecer uma educação de maior qualidade para nossas crianças. O resultado está aqui. Mais uma vez, Caldeirão é agraciado com esse importante prêmio, que valoriza a educação do nosso município.”
Encerrando sua fala, ele reforçou o compromisso contínuo com o avanço da educação. “Isso nos motiva a continuar, cada vez mais, apoiando, qualificando e incentivando todo o corpo docente da nossa Secretaria de Educação, para que possamos, sem nenhuma dúvida, conquistar mais prêmios como este. É um compromisso nosso, enquanto gestor, valorizar cada vez mais a educação do nosso município, para que sejamos reconhecidos como uma cidade que valoriza a educação, seus profissionais e, acima de tudo, as nossas crianças.”
Segundo a secretária de Educação, Damiana Irene, a premiação é o reflexo do esforço contínuo da equipe escolar, que ao longo do ano desenvolveu ações estratégicas voltadas ao fortalecimento da aprendizagem das crianças. “A Unidade Escolar José Rodrigues Damasceno, pela segunda vez, recebe esse prêmio, e é um reconhecimento do trabalho que vem sendo feito. Esse prêmio vem coroar todo o trabalho desenvolvido pela escola, que ao longo do ano vem desenvolvendo ações em prol das nossas crianças.”
Ela reforçou que a conquista representa mais do que um título, mas um indicativo claro de que a proposta pedagógica da escola está no caminho certo. “Esse é o reconhecimento de que o trabalho que a gente vem fazendo é um trabalho que está sendo bem estruturado, bem organizado, com propostas claras.”
Com foco na alfabetização na idade certa, a escola tem obtido resultados expressivos com crianças de sete anos plenamente alfabetizadas. “São crianças que já têm todo o domínio da leitura, da escrita e do cálculo. A gente fica muito feliz com esse reconhecimento”, completou.
Durante o evento, o governador Rafael Fonteles destacou que o prêmio não é apenas simbólico, mas uma ferramenta concreta para mudar a realidade educacional do estado. “Esse prêmio não é só um reconhecimento. Ele é um instrumento para melhorar os índices de alfabetização em todo o Piauí. Com ele, conseguimos identificar o que está funcionando e levar essas boas práticas a todas as escolas.”, explicou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário