Com um aumento contínuo no número de visitantes ao Parque de Exposições Raimundo Cirilo de Carvalho, o evento tem ampliado significativamente as oportunidades de comercialização para os negócios locais.
Um dos destaques deste ano é a grande praça de alimentação formada por diversos restaurantes que oferecem uma diversidade de comidas e bebidas, proporcionando aos visitantes uma verdadeira degustação das delícias regionais, ao mesmo tempo que fortalecem a economia familiar.
Os restaurantes são geridos por famílias associadas à Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos do município (ACOCAP). São famílias inteiras que se dividem em uma longa jornada de trabalho que vai desde o amanhecer até a madrugada do dia seguinte, para oferecer acolhimento aos visitantes.
A aposentada Francisca Júlia, de 67 anos, trabalha na Expocaboclos há 13 anos acompanhada dos filhos, noras e genros e mais colaboradores.
“É cansativo, mas vale a pena e eu gosto. A gente também se diverte. Aqui não tem hora pra começar e nem pra terminar. Hoje mesmo eu levantei 4 da madrugada e só Deus sabe que horas vou terminar.”, disse.
Somente na Barraca Familiar são 12 pessoas trabalhando há mais de uma semana. O estabelecimento abre às seis horas e serve café da manhã, almoço, janta e bebidas. Os pratos mais procurados são da culinária local, o carneiro assado com macaxeira, a galinha caipira e a buchada.
Além da alimentação, a Expocaboclos também é palco para a venda de produtos da agricultura familiar e de artesanato local.
A capacidade da Expocaboclos de atrair um grande número de pessoas transforma o evento em uma janela de oportunidades para pequenos produtores e comerciantes locais, fomentando o desenvolvimento econômico do município.
“Um dos nossos principais focos com a Expocaboclos é justamente esse, de proporcionar oportunidades de emprego para nossa comunidade e fomentar a economia local. ” afirmou o prefeito Filipe Gonçalves, agradecendo aos comerciantes por seu papel crucial na organização e acolhimento dos visitantes.
“Agradeço imensamente aos nossos comerciantes que colaboram conosco, garantindo que cada visitante receba as boas-vindas e a atenção que caracterizam nossa comunidade.”, acrescentou Filipe.
Essa colaboração entre a administração municipal e os comerciantes locais é um exemplo de como eventos comunitários podem estimular a economia e fortalecer as relações entre poder público e comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário