EBENET

EBENET
A sua melhor conexão

MP MOTO PEÇAS

MP MOTO PEÇAS

Dr.Batista

Dr.Batista

SALÃO 5 ESTRELAS

SALÃO 5 ESTRELAS

ÓPTICA LUZ

ÓPTICA LUZ
a luz dos seus olhos

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Marcolândia adere à campanha “Outubro Rosa”

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.Esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa.
O movimento começou a surgir em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações.
 Hoje o Outubro rosa é realizado em vários lugares.
A Prefeitura Municipal de Marcolândia, através da Secretaria Municipal de Saúde,realizou na manhã desta terça-feira (14), na localidade Morada Nova , dia “D” da campanha a Equipe de Saúde da Família (equipe 2 )ofereceu os seguintes serviços: Auto-exame de mama, encaminhamentos para realização de mamografias em mulheres com mais de 40 anos. O objetivo foi chamar a atenção e sensibilizar as mulheres daquela localidade, sobre a necessidade de fazer o diagnóstico precoce do câncer de mama.

A enfermeira,Waneska, alertou que o ideal é que as mulheres façam o exame de mamografia anualmente a partir dos 40 anos, caso tenha um histórico da doença na família, é importante que comece a se examinar um pouco antes, a partir dos 35 anos.

Após a Morada Nova foi a vez do NASF com as equipes 3 e 4, o Outubro Rosa, que consiste em uma série de atividades para a prevenção do câncer de mama. Até o final deste mês, estarão à disposição do público, em dias específicos, serviços como exames ginecológicos, de toque nas mamas,entre outros.

De acordo com a coordenadora Ana Nobre, a promoção das atividades alusivas à prevenção do câncer de mama faz parte da política de assistência a atenção básica implementada por determinação do prefeito Chico Pitu.
“Enfatizamos o hábito do auto exame que, apesar de não substituir os métodos apropriados para o diagnóstico precoce, contribui para que a mulher conheça a estrutura da sua mama possibilitando a detecção de nódulos palpáveis e demais alterações classificadas como sinais de alerta”, disse Maria Albetiza Secretária municipal de Saúde.

“Nós estamos desenvolvendo essa política de atenção a saúde das mamas nas mulheres marcolandense, o combate ao câncer de mama é desenvolvido durante todo o ano, mas devido ao Outubro Rosa as ações são mais enfatizadas, então hoje varias ações foram oferecidas ao publico feminino”, frisou Albetiza.
Fonte:Blog Chagas Fotografias

Nenhum comentário:

Postar um comentário