Goverdo do Estado do Piauí

quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

Empossados os novos conselhos tutelares de Caldeirão Grande do Piauí-PI

Os novos conselheiros tutelares de Caldeirão Grande do Piauí, eleitos no ano passado pela população caldeirãograndense, foram oficialmente empossados e diplomados nesta quarta-feira (10), em cerimônia realizada no Auditório Maria Santa de Alencar. A cerimônia de posse foi conduzida pela Assistente Social, Maisa Alencar. Os membros iniciam os trabalhos nesta quarta-feira (10/01) e terão mandato de quatro anos, pela gestão 2024/2028.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, juntamente com a Prefeitura Municipal de Caldeirão Grande do Piauí - PI, deu início à solenidade de posse e diplomação dos Conselheiros Tutelares para o quadriênio de 2024 a 2028

O Conselho Tutelar é composto por cinco membros titulares e cinco suplentes, que foram eleitos pela comunidade através do Processo Eleitoral Unificado. Os membros foram escolhidos pelo voto direto dos cidadãos caldeirãograndenses, para acompanharem as crianças e adolescentes e decidirem em conjunto sobre qual medida de proteção para cada caso. Devido ao seu trabalho de fiscalização a todos os entes de proteção (Estado, Sociedade, Comunidade e Família), o Conselho goza de autonomia funcional, não tendo nenhuma relação de subordinação com qualquer outro órgão do Estado. Importante esclarecer que a autonomia do Conselheiro funcional não é absoluta. No tocante às decisões, estas devem ser tomadas de forma colegiada por no mínimo três Conselheiros.

O Prefeito de Caldeirão Grande do Piauí, Filipe Gonçalves, falou da importância do papel do conselheiro tutelar.

“A gente sabe que é um momento muito importante o dia de posse dos novos conselheiros tutelares, e os de mandatos que conseguiram se reeleger. É um momento muito importante, que valoriza o trabalho importantíssimo desses profissionais afrente o Conselho Tutelar aqui do município, e reforçando a sua importância como ferramenta de defesa dos direitos da criança e do adolescente não só de Caldeirão Grande, mas do Brasil como um todo. A gente fica feliz em estar prestigiando a posse e desejamos que esse mandato dos novos conselheiros seja um mandato repleto de muito trabalho em defesa sempre da criança e do adolescente e que faça com que as políticas públicas sejam de fato aplicadas no meio das mesmas, que nenhum tipo de abuso ou violência aconteça sobre elas e que as políticas públicas sejam implementadas visando aumentar a qualidade de vida dessas crianças e com toda certeza minimizar impactos negativos que possam vir acontecer na vida delas” disse o Prefeito Filipe Gonçalves.

O Prefeito Filipe Gonçalves ressaltou ainda que agora a grande luta dele é conseguir um veículo para que os conselheiros possam se locomover nas suas ações quando assim necessitem. “Essa é uma luta que a gente espera alcançar até o fim desse ano, a aquisição desse veículo para que os Conselheiros Tutelares possam desempenhar suas funções em defesa da criança e do adolescente aqui do município”.

A Presidente do CMDCA, Graciele Santiago falou da campanha dos novos conselheiros que ocorreu com total transparência e destacou o principal objetivo dos conselheiros que é ajudar as crianças e adolescentes.

A cerimônia de posse e diplomação dos nov
os conselheiros tutelares, contou com a presença do Prefeito Filipe Gonçalves, vice-prefeita Zulene Leal, Secretária Municipal de Assistência Social- Raimunda Ribeiro, Secretária Municipal de Meio Ambiente Ananda Sousa, Secretário Municipal de Esportes- Rinaldo Oliveira, Procuradora Geral do Município- Edilene Fialho, Presidente da Câmara de Vereadores- Marcondes Alencar, vereadora Dalva, vereador Ronaldo, vereador Antônio Filho e demais autoridades.










































































Fonte e Fotos: Blog Chagas Fotografias

Nenhum comentário:

Postar um comentário