Goverdo do Estado do Piauí

Goverdo do Estado do Piauí
Governo do Estado do Piauí

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

“Marcolândia está sendo abastecida 100% por carros-pipa e famílias mais pobres não tem condições de pagar água”, diz Chico Pitu durante visita do senador Elmano Ferrer



O prefeito relatou a atual situação do abastecimento de água em Marcolândia, e cobrou medidas junto ao senador em visita à barragem do Estreito. Na ocasião, Chico Pitu tratou ainda de demandas para Saúde e Mobilidade Urbana.
Ao início da tarde desta quarta-feira (01/11), o prefeito de Marcolândia, ‘Chico Pitu’, acompanhado da vice-prefeita Vanete e do Vereador Júnior, este acompanhando o senador Elmano Ferrer e seus assessores em uma visita técnica à ‘Barragem do Estreito’, localizada nos limites dos municípios de Francisco Macedo e Padre Marcos.
A visita é parte da agenda administrativa do senador que analisa pessoalmente as atuais condições de armazenamento e abastecimento de água nos municípios piauiense, sobretudo do semiárido. O objetivo do senador é verificar a viabilidade de um projeto para solucionar o problema da falta de água em definitivo, através de abastecimentos com adutoras que tratem água retirada do subsolo piauiense.
Além da possibilidade apresentada para uma possível solução futura, o senador ouviu as reivindicações dos prefeitos presentes quanto ao funcionamento da própria “Barragem do Estreito”, a qual os gestores aguardam investimentos para que a mesma possa, na expectativa de chuvas, armazenar água que supra a demanda na região.
“Estamos aqui buscando soluções. Resolver o abastecimento é um sonho nosso, de Marcolândia, e também Caldeirão Grande, Francisco Macedo, Belém, Padre Marcos, Alegrete; enfim, de todos. A barragem está seca, como tantas outras por aí, mas esperamos que possam concluir a obra. O senador trouxe aqui um engenheiro da equipe dele, e nós sabemos que existem 27 milhões na CODEVASF para concluir a obra. O que a gente quer aqui, é que o senador ajudar a gente com esse problema. Os prefeitos estão unidos com o mesmo objetivo de concluir a barragem. Então é aguardar que dê certo e pedir a Deus, claro, que chova”, disse o prefeito.
Qualquer das soluções apresentadas na ocasião da visita, se viável, o projeto será muito bem-vindo às cidades da região de Picos, sobretudo Marcolândia, município que tem vivido um verdadeiro caos com a falta de água, como explicou o prefeito “Chico Pitu”, em entrevista ao Portal Piauí em Foco.
“Marcolândia hoje está sendo 100% abastecida por carros-pipa e nós estamos comprando, todo mês, 500 carradas de água em Araripina – PE e transportando até o nosso município. É o jeito, pois se não for assim, a população morre de sede, principalmente a população mais carente. Como 90% das fábricas de farinha fecharam, as camadas mais carentes não tem mais condições de comprar água, sobretudo as mulheres, mães solteiras que mais sofrem. Então o município está comprando água e distribuindo em 8 chafarizes que nós fizemos, com caixas de 10 mil litros, distribuídos em várias ruas na sede do município”, explicou o Chico Pitu.
O prefeito detalhou ainda que na zona rural, o abastecimento conta com o Exército, na entrega de água às famílias, a cada dois meses. Além destes, as localidades contam também com o carro-pipa da Prefeitura, que leva água principalmente para aqueles que possuem criação de animais, afim de contribuir com a sobrevivência das famílias.
“Apesar do sofrimento que os municípios estão passando, das dificuldades, nós temos que trabalhar dessa maneira, para que possamos salvar nossa população e também os animais, que dão carne e leite às famílias; para daí então, futuramente, possamos reerguer tudo no nosso município” afirmou.
O prefeito deixa claro que os esforços da gestão refletem a expectativa de um amanhã melhor para todos os munícipes, encarando os atuais desafios como problemas temporários, que certamente com empenho serão vencidos. Ainda para facilitar a vida dos agricultores e pecuaristas de Marcolândia, Chico Pitu viabilizou, junto no Banco do Nordeste, a oportunidade de negociação com até 95% de abatimento de quem fez empréstimos até 2011. A reunião para tratar o assunto está prevista para o próximo dia 12 de novembro.
Fonte:Piauí em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário