Goverdo do Estado do Piauí

Goverdo do Estado do Piauí
Governo do Estado do Piauí

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Marcolândia-Piauí abre programação do Outubro Rosa com ações de prevenção do câncer de mama e colo do útero


O município de Marcolândia, que tem como gestor, o Sr Francisco Pedro de Araújo “Chico Pitu” abriu oficialmente nesta segunda-feira, 14, a programação da campanha Outubro Rosa, mês de prevenção do câncer de mama e de colo do útero. O lançamento de abertura aconteceu na Unidade Básica de Saúde da Serra dos Elias, zona rural do município e reuniu dezenas de profissionais da saúde – médicos, enfermeiros, Agentes Comunitários de Saúde, técnicos de enfermagem e profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família.
 As mulheres realizaram:
. AFERIÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL e AFERIÇÃO DA GLICEMIA (Técnico de Enfermagem Daris)
. TESTES RÁPIDOS DE HIV, SÍFILIS E HEPATITES (Técnica de Enfermagem Lúcia Félix)
. AVALIAÇÃO NUTRICIONAL- peso, altura e IMC (DRA Julianny Diniz - Nutricionista)
. APLICAÇãO DE FLÚOR E AVALIAÇÃO DENTÁRIA (DRA Leontina Alencar- Odontóloga)
. EXAME PREVENTIVO DO COLO DO ÚTERO (Enfermeira Waneska Feitosa)
. EXAME CLÍNICO DAS MAMAS (DRA Ednória Saraiva - médica)

A Prefeitura de Marcolândia, na pessoa do Prefeito Francisco Pedro de Araújo “Chico Pitu” através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza durante o mês de outubro ações em alusão ao movimento internacional Outubro Rosa, que visa o estímulo à luta e prevenção contra o câncer de mama.
 “O objetivo é chamar a atenção das pessoas para uma das doenças que mais mata as mulheres no mundo: o câncer de mama. A campanha incentiva o autoexame das mamas, que ajuda a identificar, através do toque, o surgimento de cisto na região, que pode ser um sinal de alerta para a mulher ir em busca de orientação médica”, destacou a Nutricionista Drª Julianny Diniz.
A programação da campanha Outubro Rosa segue até o final do mês nas Unidades Básicas de Saúde das zonas rural e urbana, com diversas atividades – rodas de conversa sobre Saúde da Mulher, consultas especializadas, solicitação de mamografias, reforço das coletas e citologia (conforme protocolo), oferta de testes rápidos – sífilis, Hepatite B e C –, consultas de enfermagem para realização de testes clínicos das mamas (conforme protocolo) e grupos de Educação em Saúde. 

Fonte: Blog Chagas Fotografias

Nenhum comentário:

Postar um comentário