Goverdo do Estado do Piauí

Goverdo do Estado do Piauí
Governo do Estado do Piauí

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Prefeitura de Marcolândia-PI realiza audiência pública para apresentação da Lei Orçamentária Anual 2019


Atendendo ao que dispõe a Lei de Responsabilidade Fiscal, a Prefeitura Municipal de Marcolândia realizou na manhã desta quinta-feira, dia 29, na câmara municipal de vereadores, uma audiência pública para apresentação e discussão da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2019. O encontro teve como proposta oferecer transparência no processo de elaboração do planejamento orçamentário municipal para o próximo ano.
A audiência foi conduzida por Dr. Cícero do escritório de contabilidade da prefeitura e João Paulo membro da comissão da audiência, ambos são controlador-geral do município, a audiência contou com a presença de membros da sociedade, que puderam participar da discussão. Acompanharam o encontro representantes de diversos órgãos municipais, da Câmara de Vereadores e dos setores de contabilidade, tributos e licitação da Prefeitura.
De acordo com os dados apresentados durante a audiência, a maior parte da receita prevista para o próximo exercício financeiro será destinada para a Educação, Saúde e Obras e Infraestrutura.
“Estão previstas no orçamento do próximo ano ações que trarão melhorias para o nosso município, atendendo principalmente as áreas da saúde, educação e infraestrutura, além de outros segmentos, pois a LOA está bem completa”, declarou João Paulo membro da comissão da audiência.
Sobre a LOA
A Lei Orçamentária Anual é um documento que compõe o planejamento orçamentário do Poder Executivo, e detalha todos os gastos para o ano subseqüente. A LOA é dividida por temas, como saúde, educação e infraestrutura.
A (LOA) é o instrumento de planejamento utilizado pelos governantes para gerenciar as receitas e despesas públicas em cada exercício financeiro. Lei Orçamentária Anual representa elemento fundamental na gestão dos recursos públicos, uma vez que sem ela o administrador não recebe autorização para executar o orçamento.
Depois de vários estudos técnicos realizados pela equipe do setor administrativo, concluíram que a receita estimada e a despesa fixada para 2019 será um montante R$ 39.000.000,00 (trinta e nove milhões de reais).
“É importante a participação da população numa audiência dessa natureza, pois é assim que todos ficam informados e podem participar da elaboração das ações do município”, disse o prefeito Francisco Pedro de Araújo “Chico Pitu”.
Para o prefeito Chico Pitu, a realização da audiência pública fortalece o compromisso com a transparência da administração municipal. “A responsabilidade com a gestão pública e o respeito à população no emprego de verbas devem ser tratados com clareza, e as audiências públicas auxiliam nesse sentido”, ressaltou.
Chico Pitu explica ainda que a intenção dessa audiência pública é manter a população sempre informada sobre todas as ações desenvolvidas pela Municipalidade.
Esteve presente na audiência o prefeito Chico Pitu, vice prefeita Vanete Rodrigues, Carlos Marinho - Secretário da Comissão da audiência, Irmão José Valmir - Secretário Municipal de Ouvidoria e membro da comissão da audiência, James Aguiar – apresentador da audiência e Presidente da comissão, Gessika Ravenna membro da comissão da audiência, João Paulo membro da comissão da audiência, Dibá - Secretário Municipal de Saúde, Dr. Corinto – Coordenador da Saúde, Jonas Sousa - Secretário Municipal de Cultura, Reginaldo Sousa - Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Paulo Sousa “Esquerdinha”- Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Virginia Matos - Secretária Municipal do Meio Ambiente, Chagas Ramos - Secretário Municipal das Cidades, Secretário Municipal de Tributos, Edson Romeu, Secretária Adjunta e Articuladora do Selo UNICEF – Núbia Costa, Angélica Pires – Tesoureira, Vereadora Irmã Luisa Roberta, Vereador Dunga, Vereador Junior de Vanete, Vereador Robério Teixeira, Vereador Birica, Vereador Naldinho, Vereador Erivan Ramos, Coordenadores, Diretores e professores do município e a Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Jacirlene Lopes.
A audiência contou também com a presença da aluna destaque Isabela que cantou uma música para abertura da audiência.
“O prefeito Chico Pitu deu um show democrático quando junto a Câmara de vereadores, secretaria e setor contábil, apresentaram dados reais de prestação de contas, inclusive apresentando algumas obras para associações, Conselho Tutelar, Sindicato e outros órgãos” palavras do contador, Dr. Cícero”.
“ É uma honra trabalhar com tudo  realizado no tempo, com certeza é uma alegria saber do zelo e cuidado que tem os nossos gestores para com o município.
A audiência pública pra mim, é uma obra sem placa.
Valeu prefeito”.
Orgulhoso por seu trabalho e feliz por poder fazer parte dele.

Fonte e Fotos:Blog Chagas Fotografias


Nenhum comentário:

Postar um comentário