Goverdo do Estado do Piauí

terça-feira, 27 de junho de 2017

‘Saúde Mulher’ realiza exames gratuitos em Caridade do Piauí

Uma parceria firmada entre a Prefeitura do município de Caridade do Piauí e o Sesc vai beneficiar mulheres com a realização de exames gratuitos de prevenção aos dois tipos de câncer mais frequente e comum entre as mulheres, o câncer de mama e colo de útero. Pesquisas apontam que os dois tipos de câncer têm chances 

altíssimas de cura, quando descobertos em estágios iniciais. Para a mama, a cura fica em torno de 90% se o tumor for diagnosticado precocemente. No caso do colo do útero, chega a 100%.
A cidade recebeu uma Unidade Móvel do Sesc Saúde Mulher, que foi instalada em frente a Unidade Básica de Saúde. A clínica móvel é equipada com consultórios e aparelhos modernos, onde serão realizados exames preventivos, além de outras atividades de educação em saúde. A equipe de profissionais é formada por enfermeiras e radiologistas.
A Unidade Móvel ficará no município de Caridade até o dia 12 de julho. Por dia, serão realizados até 64 atendimentos. A disponibilidade para o município é de 272 exames. Mulheres com idade entre 50 e 69 anos, poderão realizar o exame de mamografia, com faixa etária entre 25 e 64, a prevenção do câncer de colo de útero, o Papanicolau. Mulheres com menos de 50 anos, no caso da mamografia, atendimento é realizado somente com requisição médica. Para serem atendidas, as mulheres deverão apresenta documentos pessoais – RG e CPF – e o cartão do SUS.
Na manhã desta segunda-feira, 26, foi realizada a cerimônia de inaugural e de início do atendimento. O evento contou com a participação do prefeito Antoniel Sousa Silva, o Toninho, da primeira dama e secretária de Finanças, Tatiana Danuse, da coordenadora de Saúde e Ação Social do Sesc, Eliana Mendes, da secretária municipal de Saúde, Mércia Juscielly, do vice-prefeito Miguel Sousa da Silva, o Nalvin, do presidente da Câmara, Wellington Santos, dentre outras autoridades locais e profissionais da área da saúde.
Na cerimônia, o prefeito do município deu as boas-vindas à equipe do projeto Saúde Mulher e agradeceu a presença dos demais na cerimônia. Em seu pronunciamento, Toninho afirmou que nos seis meses de gestão, tem priorizado a área da saúde. “A vinda do projeto Saúde Mulher é um exemplo disso. Vem para fortalecer o nosso trabalho, Nosso objetivo aqui é cuidar da saúde das mulheres de Caridade, de forma preventiva, oferecendo mais facilidade no acesso a esses exames. As mulheres de nosso município não vão precisar sair daqui para realizar esses exames em Picos, vão poder cuidar da sua saúde aqui mesmo. Os cidadãos caridadenses vão, aos poucos, saber a importância de ter esse veículo em nossa cidade”, pontuou.
O gestor municipal enfatizou que a Unidade Móvel possui equipamentos de ponta e que a mesma está sendo inaugurada em Caridade do Piauí. “Nosso município é o primeiro do Piauí a receber esta unidade nova do Sesc. Quero aqui agradecer a coordenadora Eliana Guimarães por ter nos ajudado, ter compreendido que o nosso município precisa e é carente desses serviços. Nós vamos continuar buscando parcerias público-privadas para podermos melhorar a qualidade de vida de nosso povo. Hoje estamos com o Sesc, depois vamos estar com o Sebrae, vamos estar com todos aqueles que possam vir trazer benefícios ao nosso povo”, finalizou.
A primeira dama Tatiana destacou a importância da realização do exame preventivo, tendo em vista a incidência de casos de câncer de mama e de colo do útero no Piauí. “Nosso município está de parabéns por receber o projeto Saúde Mulher e a Unidade Móvel equipada com mamógrafo de ponta e com profissionais capacitados para a realização de exames e prevenções. É uma iniciativa que vai ajudar a salvar vidas, pois sabemos que a melhor maneira de se trabalhar é com a prevenção. […] “Enquanto mulher, faço aqui o meu agradecimento ao nosso prefeito Toninho, que é quem vem buscando todas as melhorias para nossa cidade. Obrigado prefeito, que Deus lhe abençoe, abençoe seu trabalho para que você continue tendo sempre força para continuar buscando o melhor para Caridade”, pontuou Tatiana.
“Como secretária de Saúde, não poderia deixar de agradecer a todos que se empenharam pela realização dessa parceria. Agradecer muito ao nosso prefeito, a coordenadora Eliana e a todos os demais do Sesc, aos agentes de saúde, a todos os profissionais que juntos fizeram com que isso acontecesse aqui hoje. Caridade está de parabéns em receber essa Unidade Móvel e oferecer esses importantes serviços à população feminina”, disse Mércia, secretária de Saúde.
O vereador Wellington Santos, presidente da Câmara, reforçou a importância da presença da Unidade Móvel em Caridade, tendo em vista a facilidade no acesso a realização dos exames preventivos. “É uma iniciativa de grande relevância trazer para o nosso município esses exames que são importantes na prevenção desses dois tipos de câncer, facilitando a vida das mulheres de nosso município”, disse, enaltecendo a gestão do prefeito Toninho, que segundo ele, tem se empenhado em melhorar os serviços públicos prestados no município. Segundo o parlamentar, em seis meses, o município avançou muito na área da saúde. “Hoje, nosso município conta com médicos todos os dias da semana na unidade de saúde, pediatra e exames de ultrassom. Isso mostra a preocupação do gestor em dar um bom serviço público para o nosso povo. Tínhamos dificuldade no transporte de pacientes. Recebemos uma ambulância virada, outra que já tinha também muitos anos de uso e que não dava mais para atender as necessidades. Logo o prefeito tomou as providências e hoje temos aí uma ambulância, que mesmo locada, serve a nossa população. Os avanços são muitos em seis meses”, pontuou.
Eliana Mendes, coordenadora de Saúde e Ação Social do Sesc, fez uma breve explanação sobre o projeto Saúde Mulher. Segundo ela, a ideia é levar ao interior, descentralizar a realização dos exames preventivos e garantir que as mulheres residentes em regiões carentes desses serviços tenham acesso a esses atendimentos. “Esses mesmos exames podem ser realizados gratuitamente nas regionais de saúde, como Picos, Floriano, Oeiras e Teresina. O nosso diferencial é esse, não ter que deslocar paciente para fora de seu município”, disse. A coordenadora explicou que os exames são coletados e enviados para o Hospital de Câncer de Barretos. “São eles que laudam esses exames. Nós temos um exame de excelente qualidade para podermos dar uma resposta ao enfrentamento da epidemia de câncer”, disse. A média de tempo dos resultados dos exames voltarem ao município é de duas semanas.
Mais fotos:
Fonte Cidadesnanet

Nenhum comentário:

Postar um comentário