Goverdo do Estado do Piauí

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Governador vai ao Rio discutir exploração de gás e petróleo no Piauí

Governador vai ao Rio discutir exploração de gás e petróleo no PiauíNesta quinta-feira (20), o governador Wellington Dias e o secretário da Mineração, Luiz Coêlho, estarão no Rio de Janeiro onde cumprem agenda que visa discutir a utilização de fontes de energia renováveis no processo de industrialização e acompanhar o andamento da pesquisa e exploração de gás e petróleo na Bacia do Parnaíba, no Piauí.
“Essa audiência no Rio de Janeiro tem grande relevância, pois será tratado a questão da Bacia do Parnaíba e traçado o plano de ação ao longo desse semestre e do próximo, juntamente com o governador Welligton Dias e a empresa Ouro Preto, responsável pela exploração”, explica o secretário da Mineração, Luiz Coêlho.
Durante as audiências, o Governo do Estado terá acesso aos cronogramas de pesquisa e investimentos das empresas que visam realizar a extração de materiais energéticos no Piauí. “O principal objetivo será analisar o planejamento e os investimentos que a empresa Ouro Preto tem traçado para dar andamento à exploração, notadamente na região de Floriano, Sul do estado”, acentua o secretário.
Outros assuntos serão tratados na viagem ao Rio de Janeiro, entre eles está a audiência com a Mineradora Piauí Níquel e Terra Cal, para definir o programa de atividades da empresa e a data de início para a busca de níquel no Piauí, além da discussão sobre a utilização da energia solar no auxílio à exploração do minério de ferro no solo piauiense. Durante as reuniões, serão determinadas quais áreas do território estadual estão disponíveis para leilões, objetivando explorações futuras.
A Bacia do Parnaíba está presente nos estados do Piauí e Maranhão, mas quando o assunto é exploração de gás e petróleo, a bacia localizada no Piauí é notável e mais acessível. Segundo estudos técnicos, isso se deve, principalmente, a superficialidade, que facilita a pesquisa e extração.
Agenda Internacional
O Governo do Estado, juntamente com uma comitiva do setor de mineração da Associação Industrial do Piauí e das universidades Federal e Estadual do Piauí, está negociando uma viagem à Alemanha para discutir a apresentação e avaliação do estado, no que diz respeito à energia solar e outras fontes de energias renováveis. A viagem inclui ainda a assinatura de convênios e um estreitamento de relações envolvendo a troca de experiências voltada para a língua alemã e portuguesa.
A viagem está marcada para a segunda quinzena de setembro, aguardando apenas a confirmação das autoridades alemãs.

Governo do Piauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário