Goverdo do Estado do Piauí

Goverdo do Estado do Piauí
Governo do Estado do Piauí

quinta-feira, 23 de junho de 2022

Prefeitura Municipal de Simões-PI, em parceria com Secretaria municipal de Assistência Social, realiza audiência pública de Combate ao Trabalho Infantil.

Com o tema “Diga sim a infância. É muito triste, é muito covarde cortar infâncias pela metade proteção social para acabar com o trabalho infantil”, a Prefeitura Municipal de Simões, que tem como gestor José Wilson de Carvalho (Zé Wlisses), por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Programa de Ações Estratégicas do Peti AEPETI, realizou uma Audiência Pública de Combate ao Trabalho Infantil nesta quinta-feira, 23 de junho de 2022, no auditório da câmara municipal de vereadores.

Em entrevista o prefeito Zé Wlisses falou da importância da audiência para o enfrentamento do combate ao trabalho infantil.

“Essa audiência é importantíssima para o município. Sabemos que a gente já vem trabalhando a questão do trabalho infantil no nosso município, sabemos que temos os erros e os acertos, aonde temos os acertos está bom, mas aonde temos os erros o ministério público vai nos enviar um relatório que é de grande importância para o município. Para que a gente possa também estar corrigindo os nossos erros que têm no nosso município, temos uma equipe da assistência social preparada, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, enfim, toda a nossa gestão preocupada em prol da nossa população. Por isso, esse momento é de grande importância para que possamos estar corrigindo os erros que podemos estar cometendo na nossa gestão pública” disse o prefeito Zé Wlisses.

A audiência reuniu profissionais de diversas áreas e representantes de diversos seguimentos da sociedade civil.

A palestra principal foi ministrada pela Procuradora do Trabalho, Natália Azevedo, e em seguida o tema foi discutido com os presentes.

Em entrevista a Procuradora do Trabalho, Natália Azevedo, falou sobre o combate ao enfrentamento ao trabalho infantil. “O objetivo dessa audiência hoje é porque o município foi selecionado para participar do projeto do MPT, que é um projeto nacional que se chama políticas públicas. Um dos objetivos principais desse projeto é verificar a implementação e estruturação de políticas públicas que sejam voltadas no combate ao trabalho infantil. Ontem por exemplo, a gente já fez visitas técnicas nos órgãos de assistência social e no conselho tutelar, como CREAS, CRAS, Serviço de Convivência, para saber como é que está aqui no município a estruturação desses órgãos, o funcionamento, a busca ativa, o diagnóstico do trabalho infantil. Tudo isso faz parte do nosso projeto, inclusive além dessa audiência, nós vamos também promover nos próximos quinze dias uma capacitação de toda essa rede da Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social, toda essa equipe sobre o trabalho infantil, fluxo de atendimento, identificação de casos, os mitos que envolvem o trabalho infantil, toda parte normativa, jurídica, mas também a parte operacional como que se deve ser feito os encaminhamentos” ressaltou a Procuradora do Trabalho, Natália Azevedo.

Estiveram presentes no evento: Prefeito Zé Wlisses; Secretária Municipal de Saúde e 1ª Dama- Isamária Dantas; Procuradora do Trabalho- Natália Azevedo; Presidente da Câmara- Vereador Francisco Ângelo; Vice-presidente da Câmara- Vereador Pedro Custódio; Vereador Ademir; Vereador Amâncio Lopes; Vereador Zezé Moraes; Secretária Municipal de Assistência Social- Rúbia  Moura; Secretária Municipal de Educação- Iris Elaine; representantes do Ministério Público, das Secretarias Municipal, Conselho Tutelar, Conselho dos Direitos das Crianças e Adolescentes, e representantes de seguimentos da sociedade Civil.

A audiência teve como objetivo discutir políticas públicas e propor estratégias de prevenção e combate à exploração de trabalho de crianças e adolescentes, assim como abordar a realidade do trabalho infantil no município, suas causas e as estratégias para o seu enfrentamento.


Fonte e Fotos: Blog Chagas Fotografias

Nenhum comentário:

Postar um comentário