Goverdo do Estado do Piauí

Goverdo do Estado do Piauí
Governo do Estado do Piauí

sábado, 11 de setembro de 2021

SIMÕES-PI | PREFEITURA ATRAVÉS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROMOVE A PRIMEIRA FORMAÇÃO DO PROGRAMA DE “VOLTA AO NOVO`` – PREFEITO ZÉ WLISSES ANUNCIA A POSSIBILIDADE DE PAGAR O 14º SALÁRIO PARA PROFESSORES.

A prefeitura municipal de Simões-PI, através da Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Instituto Airton Sena, UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipal de Educação) e a CONSED (Concelho Nacional de Secretários de Educação), apresentaram o programa “VOLTA AO NOVO”, programa de desenvolvimento de competências socioemocionais, que tem por objetivo apoiar o desenvolvimento de educadores e estudantes.

O programa visa ressaltar a importância de habilidades como tolerância à frustração, empatia, entusiasmo, foco, imaginação criativa, e muitas outras competências para o acolhimento da comunidade escolar como um todo. O programa tem como objetivo apoiar o educador para que desenvolva suas próprias competências socioemocionais, como também do educando.

O programa abrange 05 formações que vão trabalhar uma macro competência.

O programa ´´volta ao novo`` tem como tem articuladora municipal, a professora Eneyde Reis.


Composição da mesa:

Sr. Prefeito Municipal - Zé Wlisses

Sr.ª Isamária Dantas - Primeira dama e secretaria de saúde de Simões

Srtª - Iris Elaine Dantas - Secretária de Educação.

Sr. Presidente da Câmara - Vereador Luciano Cesar

Sr. Vereador Pedro Custódio

Sr. Vereador Joaquim Honório (Ademir)

Sr. Magno Dantas - chefe de Gabinete.

Sr.ª Ana Gardênia Macedo - Secretária de Cultura.

Sr. Francisco Dogizete Pereira – Controlador do município

Dra. Helane Machado Fernandes - Palestrante

Sr.ª Eneyde Reis - articuladora do Programa Volta ao Novo.

Sr. Ronael Carvalho - Presidente do Concelho Municipal do FUNDEB-

Sr.ª Cassia Ramos Tavares – Professora.


APRESENTAÇAO LITERÁRIA - OU ISTO OU AQUILO, DE CECÍLIA MEIRELES.

Maria Alíce Sério Santos (6 anos), filha de Abinaeudes e Elordiane.

Maria Alice, estuda na Escola Municipal 7 de Setembro, aluna da Educação Infantil Cursando o Infantil II Com a professora Darticléia Ribeiro.

É uma menina meiga e muito amorosa, gosta de brincar de boneca, desenhar, assistir desenhos, estudar, mas o que mais gosta é ir a igreja adorar a Deus com sua família.


Ana Karine Félix de Carvalho, tem 5 anos, filha de Ana Paula e Renan.

Estuda na Escola Municipal 7 de Setembro, aluna da Educação Infantil Cursando o Infantil II Com a professora Cleidiana Leal .

É uma menina muito esforçada quando o assunto é aprender algo novo.

Já consegue ler pequenos textos e sempre deixa recadinhos como “EU TE AMO” para a mamãe e o papai.

Ana Karine Félix que declamou a poesia- A BAILARINA de CECÍLIA MEIRELES.


A aluna Ana Paula , cantou a música anunciação de Alceu Valença.

“Resiliência é a capacidade de sair de dentro de si mesmo naqueles momentos em que tudo parece estar muito ruim e encarar o mundo do lado de fora de cabeça erguida, olho no olho e com o maior sorriso que tiver em seu arsenal de sorrisos”.

PREFEITO ZÉ WLISSES.

Um sábado muito importante onde me emociono com a apresentação dessas belíssimas crianças.

Falo aqui da importância do programa ´´volta ao novo``, em conjunto com o instituto que tem o nome do saudoso Ayrton Senna.

Parabenizo a Iris Elaine – secretária de educação, pela iniciativa de fazer esta parceria com o Instituto Airton Sena, a UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipal de Educação) e a CONSED (Concelho Nacional de Secretários de Educação, mesmo em tempo de pandemia que já dura quase dois anos.

Sabemos que os educadores são os pilares, pessoas de grande importância no nosso município. Sabemos também que todos sofrem por as aulas não serem presenciais, sabemos das dificuldades, mas entendo muito bem vocês.

Este evento é uma motivação para o educador (a), é uma valorização da profissão e eu como prefeito, Digo, que nunca deixei de valorizar o docente e nunca vou deixar de valorizar, pois o professor (a) é uma pessoa importantíssima na nossa sociedade.

Temos muitos doutores que já passaram pela educação de Simões e vocês são pessoas valiosas para todos nós.

Eu como gestor tenho compromisso com vocês, temos a Lei 173, quero presentear aos educadores (a) no final do ano com o 14º salário, sendo que ainda preciso da autorização de órgãos competentes.


IRIS ELAINE – SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.

É com muita satisfação que aderimos ao programa ‘’volta ao novo``, criado pelo instituto Ayrton Senna, durante a pandemia da covid-19, para dar apoio ao desenvolvimento de competências socioemocionais de educadores e estudantes de escolas públicas, isto no sentido de auxiliar no planejamento do ensino remoto e a retomada das aulas presenciais a partir uma visão do desenvolvimento pleno da educação integral.

Temos como coordenadora municipal do programa, Eneyde Reis, para ela agradecemos todo comprometimento e dedicação à frente do programa em suas formações.

Já dizia Viviane Senna – Presidente do instituto Ayrton Senna, ninguém aprende a escrever de maneira informal ou a calcular sem querer. Assim também qualquer habilidade socioemocial precisa ser desenvolvida de maneira intencional, organizada e planejada.

Estudos mostram que promover estas competências na escola é um importante facilitador do processo de aprendizagem, que são portanto, apoio essencial para o estudante perseguir seu projeto de vida.


MAGNO DANTAS – CHEFE DE GABINETE

Magno, parabenizou ao prefeito Zé Wlisses e íris Elaine – secretária de educação, pela adesão ao programa ´´Volta ao Novo``.

Magno, fez referência ao tudo que é novo, a tecnologia e o meio virtual, que se tornou muito presente no dia-a-dia das pessoas.

Disse também que este programa é muito interessante e pediu para todos aproveitarem este suporte da secretaria de educação.

Espero que todos abram os braços e coração pra esta formação e que coloquem em prática nas suas atividades, finalizou.

Houve uma palestra com tema RESILIENCIA EMOCIONAL, que foi ministrada pela Dra. Helane Machado Fernandes - Neuropsicóloga, formada pela Federal do Piauí.


Fonte: Simões Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário