Goverdo do Estado do Piauí

Goverdo do Estado do Piauí
Governo do Estado do Piauí

sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Bispo Dom Plínio celebra a 3ª noite de missa dos festejos de São José em Caldeirão Grande do Piauí-PI.

Anualmente, no período de 10 de março a 19 de março, a comunidade católica de Caldeirão Grande do Piauí celebra os festejos do seu padroeiro, São José, uma tradição religiosa iniciada há 87 anos, antes mesmo da emancipação política do município.

Este ano, devido o momento que todos estão vivendo devido a pandemia do novo coronavírus, houve uma mudança nas datas e os festejos que teve início no dia 10 de agosto se estende até o dia 19 de agosto, quando os católicos vivenciam o Ano de São José, "pai terreno" de Jesus Cristo e esposo de Maria, mãe de Cristo: São José, é um dos santos mais venerados pela Igreja Católica em todo o mundo.

Diariamente, às 18h30 é rezado o Terço e em seguida, acontece a novena e missa em honra ao padroeiro, que é celebrada em frente à igreja.

Na noite desta quinta-feira (12), a celebração foi presidida pelo bispo da Diocese de Picos, Dom Plínio José, contando ainda, com a participação de um grande número de fiéis devotos de São José. Os noitários foram a Secretaria Municipal de Agricultura, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ACOCAP, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associações, setores: 03 e 07, comunidades: Serra da Gitirana (Santa Luzia), Catequese, Coroinhas e Pastoral Familiar da Paróquia.

Após a missa, aconteceu a quermesse, um momento de confraternização das famílias católicas. Dentre outros, além das autoridades eclesiásticas, também estiveram presentes autoridades políticas, como a vice-prefeita Zulene Leal, vereadores(as) e secretários(as) municipais. O Prefeito Filipe Gonçalves o qual está dando seu total apoio na realização dos festejos de São José, não se fez presente pois o mesmo se encontra em Teresina em busca de melhorias para o município de Caldeirão Grande.

Os festejos de São José está contando com grande participação de toda comunidade em todos os momentos dos festejos. A participação do povo, das comunidades, das pastorais, das famílias está excelente. Os festejos estão sendo realizados com todas as medidas de saúde e sanitária. A comunidade está entusiasmada, buscando crescer na espiritualidade, participando ativamente tanto da programação religiosa, como da parte da quermesse, motivados pelo tema e pela fé.

As celebrações seguem até o dia 19 de agosto. 


Fonte e Fotos: Blog Chagas Fotografias

Nenhum comentário:

Postar um comentário