Goverdo do Estado do Piauí

Goverdo do Estado do Piauí
Governo do Estado do Piauí

terça-feira, 19 de novembro de 2019

SIMÕES-PI | PREFEITURA E SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVEM AÇÕES EM ALUSÃO AO NOVEMBRO AZUL.

Depois de realizar diversas atividades no mês de outubro/19, referentes ao Outubro Rosa, cujo objetivo foi a prevenção do câncer de mama, a prefeitura de Simões e secretaria de saúde, realizam ações em alusão ao Novembro Azul, que visa o combate ao câncer de próstata.

Estiveram presentes para prestigiar o evento, o prefeito Zé Wlisses, Joaquim Honório (Ademir) – presidente do legislativo, Ver. Pedro Custódio – vice-presidente do legislativo, Ver. Francisco Ângelo – 2º secretário do legislativo, Ver. José Aparecido de Moraes (Zezé Moraes), Iris Elaine – secretária de educação, Francisco Dogizete (Doge) – secretário de esportes e Magno Dantas - secretário de governo municipal.
O evento aconteceu neste dia 19 de novembro de 2019 no auditório do CRAS.
O prefeito Zé Wlisses, esteve no evento e falou para os presentes, após cumprimentar a todos.Justifico aqui a ausência de Isamária Dantas – secretária municipal de saúde e 1ª dama, por motivo de força maior.Sinto-me satisfeito em ver esse público neste evento e digo que a secretaria de saúde, juntamente com a secretária e 1ª dama Isamária Dantas e toda equipe, vem se preocupando em oferecer palestra sobre a prevenção do câncer de próstata, pois a prevenção é o melhor caminho para a saúde do homem.Fizemos o outubro rosa onde aconteceram eventos sobre o câncer de mama e colo de útero e hoje estamos neste evento do novembro azul.Sabemos que no Brasil, morrem muitas pessoas acometidas por este tipo de câncer, então a melhor maneira é o esclarecimento, palestras e exames preventivos.Peço para que todos procurem os nossos serviços de saúde e tomem as providências na hora certa, e dessa forma evitar o câncer de próstata, pois a prevenção é o caminho e o primeiro passo de nós homens para evitar a doença.
Vamos ter vários palestrantes, peço que todos prestem atenção para que entendam os esclarecimentos, pois os palestrantes são pessoas capacitadas para explanar sobre o assunto. Meu muio brigado.

O Dr. Leonardo Brito – médico do PSF-Pov. Maria Preta, proferiu, palestra sobre o câncer de próstata.Dr. Leonardo Brito, conseguiu a atenção de todos pela sua forma alegre e descontraída de falar, o que levou a todos a entender vários temas, como: Fazer o exame regularmente, fatores de risco, tratamento, prevenção, mitos e verdades, dentre outros assuntos.

O ver. Francisco Ângelo, fez uso da palavra ao tempo em incentivou a todos os presentes a procurarem os serviços de saúde e a fazerem o seu exame preventivo. Pediu também para que fosse deixado o preconceito de lado, pois o mais importante é a saúde.

Emanuela Silva – enfermeira coordenadora de atenção básica, falou que durante o evento, foram realizados exames de glicemia capilar, verificação de pressão arterial e prevenção de câncer bucal.Emanuela, disse que a partir de hoje as ESF, vão atender aos homens para a realização de toque retal, solicitação de exame de PSA, e de acordo com a necessidade será feito exame de ultrassom.Ao final do evento houve sorteio de presentes e um lanche para todos.


Fonte: Simões Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário