Goverdo do Estado do Piauí

sexta-feira, 29 de novembro de 2019

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARCOLÂNDIA-PIAUÍ ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PROMOVE PALESTRAS NA“6ª SEMANA DO BEBÊ” PARA INFORMAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PRIMEIRA INFÂNCIA


Dando continuidade as ações referentes à 6ª Semana do bebê em Marcolândia, a equipe técnica do CRAS, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu nesta quinta-feira (28/11/19) palestras sobre: "A importância do fortalecimento de vínculos familiares na primeira infância" com a Psicóloga Amanda Brito e num segunda momento, a fala foi da Assistente Social, Ednalda Queiroz tratando a respeito do "Acompanhamento social de famílias beneficiárias do BPC".
A ação ocorre devido à importância da primeira infância no desenvolvimento da criança. A primeira infância vai do nascimento até os 6 anos de idade. É nessa fase da vida que a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto. Por isso, representa uma janela de oportunidades. A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo no sucesso escolar, no desenvolvimento de fatores de resiliência e autoestima necessários para independência econômica e no preparo para a vida familiar.
Até o sexto ano de vida, o desenvolvimento do cérebro é muito rápido e pode ser afetado por fatores biológicos, psicossociais, herança genética e pela qualidade do ambiente em que se vive e se convive. Esse processo pode, a longo prazo, afetar a capacidade estrutural e funcional, influenciando negativamente o desenvolvimento cognitivo e socioemocional do ser humano.

Pensando sobre a importância dessa etapa da vida, é que instituiu-se a “Semana do Bebê”, como uma estratégia de mobilização social apoiada pela UNICEF e Municípios e têm como objetivo tornar o direito a sobrevivência e ao desenvolvimento integral da criança, prioridade na agenda dos municípios brasileiros, proporcionando as gestantes e crianças, juntamente com suas famílias, atividades lúdicas, artísticas e culturais, bem como informações e serviços na área do desenvolvimento infantil e da saúde.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Lara Nicolly, destacou a importância do cuidado com as gestantes do nosso município, pois ser mãe é uma dádiva e que o acompanhamento dessas famílias é uma prioridade dentro das atividades desenvolvidas no CRAS.
“A perspectiva da prefeitura municipal é potencializar os vínculos familiares e garantir que todas as crianças e adolescentes tenham seus direitos garantidos”, informa Lara Nicolly.
As palestras tiveram como público alvo as famílias da Creche Mãe Preta.
A tarde durante a programação da 6° semana do bebê, foram realizadas atividades lúdicas na escola Manoel Avelino de Brito referentes ao respeito às diferenças tendo como eixo temático a consciência negra que é comemorado aos 20 dias de novembro com o objetivo de combater o racismo ainda tão presente estruturalmente na sociedade. Desde a primeira infância é necessário apresentar para as crianças cotidianamente as diferenças e a diversidade como aspectos naturais do ser humano, falar de maneira compreensível e respeitosa. O setor responsável pela execução das ações foi a Secretaria Municipal de Assistência Social, sendo o momento facilitado pela coordenadora/assistente social Thaís Carvalho, orientadora social Yara e o grupo de crianças integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos que trabalharam a valorização da cultura africana; pelo contador de histórias infantis Weydne apresentando a diversidade das cores de pele com estória do camaleão; pela psicóloga do CREAS Beatriz Silva trazendo recursos de representatividade negra e trabalhando o conceito respeito na compreensão das crianças e como aspecto vivencial na relação com os coleguinhas, o apoio e suporte da assistente social do Creas Lívia Pires e psicóloga do CRAS Amanda Brito. O público alvo foi crianças de até 6 anos.

           

Fonte: Blog Chagas Fotografias


Nenhum comentário:

Postar um comentário